[22 a 24 de março, 2010]
A Plataforma de pesquisa Clínica sobre a Doença de Chagas se reuniu nos dias 22, 23 e 24 de março em Buenos Aires, Argentina, para rever o perfil do produto alvo (TPP), atualizar a estratégia da DNDi para a doença, e oferecer treinamento aos pesquisadores que participarão dos estudos clínicos previstos.
Três ensaios clínicos estão prestes a começar no primeiro semestre de 2010. O primeiro deles é o estudo farmacocinético sobre o benznidazol pediátrico que será realizado na em Buenos Aires, Argentina e no norte do país, região onde a doença é altamente endêmica. O segundo estudo vai avaliar o uso do PCR como um marcador da resposta terapêutica em pacientes com a doença de Chagas na fase crônica indeterminada, em sites na Bolívia. E o terceiro é um estudo de Fase III para avaliar a segurança e a eficácia do E1224, uma pro-droga do ravuconazol, também a ser realizado na Bolívia em parceria com a Plataforma de Chagas de Cochabamba.
Lançada em 2009, a Plataforma constitui o passo mais importante que já foi dado sobre novos tratamentos destinados a esta doença, desde a descoberta dos medicamentos disponíveis, há mais de 40 anos. Desenhada pela DNDi, a Plataforma reúne parceiros, especialistas e outras instituições internacionais, formando assim uma rede fundamental para a avaliação e o desenvolvimento bem sucedido dos novos tratamentos para esta doença.
A Plataforma da Doença de Chagas tem como principais objetivos, por um lado, facilitar a pesquisa clínica desenvolvendo uma massa crítica de peritos e fortalecendo as capacidades de pesquisa institucional. Por outro lado, também se dedica a identificar as necessidades prioritárias; padronizar a metodologia a fim de avaliar a eficácia dos medicamentos para o tratamento da infecção por T. cruzi; analisar alternativas para usar os medicamentos atualmente aprovados (novos esquemas e/ou doses e/ou combinações), e cenários especiais (resistência); e estabelecer vínculos entre pesquisadores e grupos de expertos na doença sob a forma de uma rede de cooperação.
Galeria de fotos: