Leishmaniose cutânea
Leishmaniose cutânea

O CpG-D35 para a leishmaniose cutânea

Início do projeto

2014

Atualizado em

1 de março de 2022

Objetivo

Demonstrar a adequabilidade de se usar um imunomodulador que estimule o sistema imunológico inato a combater a infecção parasitária que causa a leishmaniose cutânea.

Fase atual de desenvolvimento de medicamentos

Discovery
Pesquisa Translacional
Ensaios Clínicos
Registro e Acesso

O CpG-D35 está sendo desenvolvido como uma terapia de combinação para o tratamento da leishmaniose cutânea com complicações e da leishmaniose dérmica pós-calazar (PKDL) em parceria com a GeneDesign, uma empresa do grupo Ajinomoto, e a Universidade de Tóquio. O parasita Leishmania consegue viver nas células hospedeiras evitando ou se aproveitando dos mecanismos imunológicos. A modulação da resposta imunológica através do uso de oligonucleotídeos CpG pode aumentar a eficácia da quimioterapia. O objetivo deste projeto é produzir um imunomodulador que estimule o sistema imunológico inato a combater a infecção parasitária, complementando o tratamento com medicamentos.

Atualizações sobre o projeto

Após o término dos ensaios pré-clínicos de toxicologia em 2020, o ensaio clínico do CpG-D35 avançou para os primeiros estudos em humanos em 2021. As atividades químicas, de fabricação e controle continuaram como planejado e um estudo de dose única ascendente em pacientes saudáveis foi completado no Reino Unido. No geral, o CpG-D35 demonstrou ser seguro e ter boa tolerância, e nenhum dos critérios estabelecidos para a interrupção do aumento da dosagem foi preenchido. Com base nestes resultados, o planejamento para a progressão do estudo para múltiplas doses ascendentes em pacientes com leishmaniose cutânea está em andamento.

Os estudos de toxicologia pré-clínicos terminaram no final de 2020 e demonstraram que o CpG-D35 poderia progredir para os primeiros ensaios clínicos em humanos. O desenvolvimento clínico e farmacêutico continuará com o apoio do Fundo Global de Tecnologia Inovadora em Saúde (GHIT Fund), do Japão, com um estudo de dose única ascendente em voluntários saudáveis planejado para começar no Reino Unido em meados de 2021.

Os estudos de toxicologia pré-clínicos começaram em 2019 e devem terminar em meados de 2020. Se os resultados forem positivos, a DNDi espera iniciar o primeiro estudo de Fase I em humanos no final de 2020.

Um pacote pré-clínico, que permitirá a realização dos primeiros estudos em humanos (Fase I), será realizado em 2019. Uma reunião para discutir o plano de desenvolvimento pré-clínico e o pacote clínico com a Agência Reguladora de Produtos de Saúde e Medicamentos do Reino Unido está planejada para 2019.

Os resultados finais do estudo pré-clínico de eficácia in vivo mostraram resultados melhores com CpG-D35, tanto isolado quanto em combinação com o antimonial pentavalente (glucantime). Eles fundamentaram a conclusão do pacote pré-clínico e o início da preparação dos insumos clínicos para a realização de um estudo de Fase I.

Dois estudos foram iniciados em 2016, um in vitro e outro in vivo. O objetivo do estudo in vivo é demonstrar se o CpG-D35, isolado ou em combinação com quimioterapia com antimoniais, pode melhorar os resultados do combate à infecção por Leishmania em comparação com o uso apenas de antimoniais. Os resultados são esperados para meados de 2017. O objetivo do estudo in vitro é avaliar a capacidade de estimulação do CpG-D35, tanto em células mononucleares de sangue periférico quanto em amostras de sangue completas de pacientes com leishmaniose cutânea causada por diferentes espécies de Leishmania e de pacientes com PKDL, além de identificar quais genes do hospedeiro são modulados nessas condições. Os resultados são esperados para o fim de 2017.

Identificação dos requisitos prévios de segurança pré-clínica que possibilitem o IND e dos prestadores de serviço para o início dos ensaios clínicos de prova de conceito de Fase I.

Newsletter

Reciba nuestras últimas noticias, historias, artículos científicos y oportunidades de trabajo.

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.