DNDi na Organização Mundial de Propriedade Intelectual

[Genebra– 26 de outubro, 2011]

DNDi se junta à Plataforma de Inovação Aberta da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI). Mas solicita proposições mais ambiciosas para a Inovação e o Acesso

Genebra, Suíça, 26 de outubro de 2011 – A iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) saúda a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), pela iniciativa de criar uma plataforma de inovação aberta – na forma de um banco de dados público – para tornar a propriedade intelectual (PI) para a inovação em doença negligenciada, incluindo compostos e dados regulatórios, disponível para licenciamento. A iniciativa, chamada Re:Search, está sendo lançada hoje em Genebra.

Esta iniciativa confirma uma tendência recente de maior abertura na gestão de PI para a saúde global. Após o Pool de Patentes de Medicamentos para o HIV lançado pela UNITAID e do Pool para a Inovação Aberta para Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN), lançado pela GlaxoSmithKline (GSK), a Re:Seacrh da OMPI representa um movimento adicional para mecanismos mais abertos que têm o potencial de facilitar e promover a partilha de PI e o conhecimento para a inovação em doença negligenciada.

DNDi entra na Plataforma da OMPI como um provedor e provável usuário. Temos o compromisso de fornecer dados para o Re:Search, incluindo informações sobre o desenvolvimento de medicamentos para leishmaniose e tripanossomíase humana africana, que são doenças parasitárias fatais.

Este mecanismo tem o potencial de evitar duplicidade na investigação e reduzir os custos e prazos de desenvolvimento para o benefício dos pacientes. No entanto, enquanto a DNDi saúda a iniciativa, aponta para dois elementos considerados essenciais para garantir a inovação e o acesso nos países endêmicos:

“Em primeiro lugar, a OMPI e outros atores importantes envolvidos na saúde global devem dar um passo adiante em termos de acesso incluindo, especialmente, não apenas os países menos desenvolvidos, mas todas as doenças negligenciadas em países endêmicos”, disse o Dr. Bernard Pécoul, Diretor Executivo da DNDi. “Em segundo lugar, é preciso apontar para mais transparência nas práticas de licenciamento que têm um objetivo de saúde pública. Temos que ir além do mínimo”, acrescentou.

Desde a sua criação, a DNDi tem defendido a inovação aberta. Na prática, temos intermediado acordos ambiciosos e transparentes com vários parceiros da indústria farmacêutica para assegurar o acesso equitativo em países com doenças tropicais negligenciadas. A DNDi vai continuar a negociar as melhores condições para pacientes negligenciados e promover mais inovação aberta para as doenças negligenciadas.

Parte da missão da DNDi é incentivar e apoiar o seguimento de pesquisa para doenças negligenciadas pela comunidade científica. E usará Re:Search da OMPI, além de outras bases de dados públicas, para partilhar, tanto quanto possível, dados de pesquisa gerados em parceria com instituições públicas e privadas.

 

***

Sobre a iniciativa Medicamento para Doenças Negligenciadas (DNDi)
DNDi é uma organização de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) sem fins lucrativos que trabalha para oferecer novos tratamentos para as doenças negligenciadas, em especial a leishmaniose, doença de Chagas, malária, tripanossomíase humana africana (doença do sono) e, com a recente expansão de seu portfólio, filarioses específicas e HIV pediátrico. DNDi foi criada em 2003 pelos Médicos Sem Fronteiras (MSF), a Fundação Oswaldo Cruz do Brasil, o Conselho Indiano de Pesquisa Médica, o Instituto de Pesquisa Médica do Quênia, o Ministério da Saúde da Malásia, e o Instituto Pasteur da França. O UNICEF / PNUD / Banco Mundial / Programa Especial da Organização Mundial de Saúde para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR) serve como um observador permanente.

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.