Conferência Médica avaliará progressos e falhas da Revolução Global de Saúde para pacientes negligenciados

[Nova Iorque, EUA – 05 de Novembro 2012]

Médicos sem Fronteiras, DNDi e Programa de Saúde Global da Faculdade de Medicina Mount Sinai convocam médicos especialistas de todo o mundo para conferência em Nova Iorque

Atender as necessidades essenciais de pessoas negligenciadas pela revolução mundial de saúde será o foco de uma importante conferência médica que será realizada em dezembro, na cidade de Nova Iorque, pela Médicos Sem Fronteiras/Médecins Sans Frontières (MSF), a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e o Programa de Saúde global da Faculdade de Medicina Mount Sinai.

O simpósio denominado Vidas na Balança: Disponibilizando inovações médicas para pacientes e populações negligenciadas, reunirá alguns dos especialistas mais renomados no campo da saúde global. O objetivo será analisar os progressos e falhas de uma década de iniciativas internacionais que visaram atender às necessidades urgentes de saúde das populações mais pobres do mundo. O Dr. Anthony S. Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, ministrará o discurso de abertura do simpósio, que será realizado em 13 e 14 dezembro de 2012, no Hospital Mount Sinai, na cidade de Nova Iorque.

“Embora tenha havido grandes avanços no combate às crises médicas mundiais, como a Aids, a malária e a desnutrição, houve também uma surpreendente carência em termos de inovação na luta contra doenças como a tuberculose resistente a medicamentos, a doença de Chagas e outras doenças negligenciadas que tremendamente afetam muitas pessoas “, disse o Dr. Unni Karunakara, presidente internacional da MSF. “A revolução na saúde global ainda não atingiu a um amplo setor da humanidade: àqueles que continuam sofrendo em silêncio com doenças mortais, porém tratáveis​​.”

Dez anos atrás, pesquisadores mostraram que, entre 1975 e 1999, foram desenvolvidos apenas 1,3% de novos fármacos e medicamentos para doenças tropicais negligenciadas e tuberculose, apesar de essas doenças responderem por 12% do da carga global doenças. Na época, estabeleceram-se várias novas colaborações internacionais, muitas vezes entre parceiros públicos e privados, a fim de preencher essa lacuna. Fazendo um balanço destas iniciativas, a MSF e a DNDi compartilharão agora os resultados de uma nova análise de todos os novos medicamentos e vacinas aprovadas para as doenças negligenciadas desde 2000 até 2011, bem como uma análise de potenciais novos tratamentos atualmente em desenvolvimento.

“Para melhorar a vida dos pacientes mais pobres e negligenciados e ter um verdadeiro impacto na saúde pública, não devemos nos deter nos primeiros sucessos conquistados ao longo dos últimos dez anos”, disse o Dr. Bernard Pecoul, Diretor Executivo da DNDi. “Ainda existe um desequilíbrio fatal entre a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e as necessidades globais de saúde. Precisamos de uma forma sustentável de responder a esse desequilíbrio.”

A conferência reunirá uma ampla gama de pesquisadores, médicos, especialistas em saúde global, formuladores de política, especialistas em biotecnologia e farmacêutica, doadores, ativistas, defensores de pacientes, jornalistas e editores da área biomédica, bem como representantes de países endêmicos (como Brasil, Índia, Nigéria, África do Sul, Uzbequistão, e Venezuela), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Banco Mundial. Mesas redondas com discussões de alto nível focarão questões como “O progresso e as deficiências da década passada para P&D para pacientes negligenciados”, “Novas ferramentas e o panorama da P&D”, “Definindo prioridades para a Saúde Global para garantir Inovação e Acesso”, e “Mecanismos para Facilitar Financiamento e Coordenação”.

“Preencher a inadmissível lacuna na saúde global requer colaboração em todos os níveis”, disse o Dr. Philip Landrigan, reitor para Saúde Global da Faculdade de Medicina Mount Sinai. “Estamos honrados de ter a oportunidade de reunir os principais líderes e atores ​​em saúde pública mundial na Mount Sinai para refletir sobre o trabalho da última década e agrupar todas as lições aprendidas para efetivamente traçar nossos passos futuros para enfrentar os desafios atuais de saúde.”

Dado o aumento da tuberculose resistente a medicamentos, a doença de Chagas, e infecções que podem ser prevenidas com vacinas, as sessões técnicas sobre cada tema se concentrarão em como acelerar o desenvolvimento e a utilização de novas ferramentas para o controle dessas doenças mortais negligenciadas.

 

***

Veja a agenda preliminar em:
http://www.doctorswithoutborders.org/events/symposiums/2012-lives-in-the-balance/

Inscreva-se na conferência no site:
http://innovationsforneglectedpatients.eventbrite.com/

Sobre Médicos Sem Fronteiras/Médecins Sans Frontières (MSF)

MSF é uma organização médico-humanitária internacional independente que proporciona ajuda pessoas afetadas por conflitos armados, epidemias, desnutrição, catástrofes naturais, e exclusão dos cuidados de saúde em mais de 60 países. Todos os dias, mais de 27.000 pessoas de diversas nacionalidades oferecem assistência a pessoas em situação de crise ao redor do mundo. São médicos, enfermeiros, especialistas em logística, administradores, epidemiologistas, técnicos de laboratório, profissionais de saúde mental, e muitos outros que trabalham juntos, em concordância com os princípios da MSF para ações humanitárias e ética médica. A MSF recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1999.

Sobre a DNDi

A iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) é uma organização de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos que trabalha com a finalidade de oferecer novos tratamentos para as doenças negligenciadas, em particular, para a doença do sono (tripanossomíase humana africana), doença de Chagas, leishmaniose, infecções por helmintos específicos (filariais) , malária e HIV pediátrico. Desde a sua criação em 2003, a DNDi disponibilizou seis tratamentos: dois antimaláricos de dose fixa (ASAQ e ASMQ), a terapia combinada de nifurtimox e eflornitina (NECT) para fase tardia da doença do sono, a terapia combinada a base de estibogluconato de sódio e paromomicina (SSG & PM) para a leishmaniose visceral na África, um conjunto de terapias de combinação para a leishmaniose visceral na Ásia, e uma dosagem pediátrica do benznidazol para a doença de Chagas. A DNDi tem ajudado a estabelecer três plataformas de pesquisa clínica: a Plataforma para a Leishmaniose na África Oriental (LEAP), no Quênia, Etiópia, Sudão e Uganda; a Plataforma HAT, na África, para a doença do sono, e a Plataforma de Pesquisa Clínica em Chagas, na América Latina.

Programa de Saúde Global da Faculdade de Medicina Mount Sinai

O programa Saúde Global da Mount Sinai é um novo programa institucional interdisciplinar da Faculdade de Medicina Mount Sinai. Estamos trabalhando para melhorar a saúde das pessoas em todo o mundo através da construção de parcerias globais em pesquisa, educação e cuidado a pacientes – para isso criamos um fórum para promover a colaboração entre os alunos da faculdade, médicos, cientistas e estagiários interessados ​​e envolvidos na saúde global.

*******************************************************************
Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi)
Best Science for the Most Neglected: www.dndi.org

*******************************************************************

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.