LAFEPE anuncia disponibilidade do primeiro lote comercial do benznidazol 12,5 mg

[Rio de Janeiro. 30 de maio de 2012]

A nova concentração pediátrica do benznidazol é liberada para compra

A nova concentração pediátrica do benznidazol para a doença de Chagas – desenvolvida pelo Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (LAFEPE), em parceria com a DNDi – já está disponível para compra via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) ou por contato direto com o laboratório. O novo medicamento será utilizado em crianças com até dois anos de idade.

“Esta é uma boa notícia para o tratamento da doença de Chagas. Apesar dos altos índices de cura em crianças, esta é a primeira concentração em dose pediátrica do benznidazol, que poderá ser usada em recém-nascidos e crianças com até 20 quilos ou 2 anos de idade. Estamos trabalhando com nossos parceiros para garantir que o medicamento chegue a todas as crianças com a doença de Chagas que dele necessitem.”, diz a Dra. Isabela Ribeiro, Responsável pelo Programa Clínico em Doença de Chagas da DNDi.

Para a Dra. Lucia Brum, Referente Médica de Doenças Emergentes da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF), a disponibilidade da formulação pediátrica do benznidazol, utilizado como tratamento de primeira linha para Chagas, é um verdadeiro avanço:

“Imagine a dificuldade de tratar um recém-nascido a partir do fracionamento de um comprimido de 100mg destinado para adultos. Até então este era nosso único recurso. Agora poderemos tratar crianças de até dois anos de idade, ou com menos de 20 kg, com muito mais segurança, minimizando o risco de surgimento de efeitos adversos associados a uma eventual superdosagem. Vamos poder oferecer aos nossos pacientes pediátricos exatamente a dose recomendada de acordo com o peso, o que também poderá contribuir para a efetividade do tratamento, pois não corremos o risco de oferecer doses sub-terapêuticas que não seriam capazes de eliminar o parasita.”, diz ela.

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.