Especialistas do mundo todo se reúnem para a Semana Chagas- Doença Negligenciada

Cochabamba, Bolívia, 16 de abril de 2013

Evento debate projetos para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a doença de Chagas

  • O evento acontece na Faculdade de Medicina da Universidad Mayor de San Simón, em Cochabamba, na Bolívia, com autoridades e especialistas do mundo todo.
  • O documentário “Chagas, um assassino silencioso”, realizado pelo diretor argentino Ricardo Preve para o programa Witnesss, do canal de TV Al Jazeera, estréia globalmente durante a Semana de Chagas (todo o filme: http://aje.me/11mBF7A). O filme recebeu o apoio do jogador de futebol do Barcelona, Lionel Messi, que enviou uma mensagem de apoio e união para combater a enfermidade (http://youtu.be/wcRLy3TGQis).
  • Estima-se que na Bolívia há mais de um milhão de pessoas infectadas e no mundo todo mais de 10 milhões, segundo a Organização Mundial de Saúde.

A Semana Chagas – Doença Negligenciada reúne médicos, especialistas, pesquisadores e autoridades para debater questões relacionadas à doença que afeta até 8 milhões de pessoas no mundo todo, a maioria na América Latina, segundo dados da Organização Mundial de Saúde divulgados em março. “A doença de Chagas, na Bolívia, não só é negligenciada, mas também, clandestina, já que vive em nossos corpos e esta oculta. No entanto, um esforço como pais gera resultado: o índice de infestação do vetor passou de 70% para 3%. Mas ainda resta muito que fazer: 172.581 pessoas foram examinadas; se detectaram 35.154 casos positivos; se trataram 3983 pessoas. A taxa de prevalência é de 20.4%”, disse o Ministro da Saúde e Esportes da Bolívia, Juan Carlos Calvimontes, na abertura do encontro que acontece até o dia 19 de abril em Cochabamba, na Bolívia.

“É muito importante que esse encontro seja realizado nesta universidade, já que esta também forma parte das politicas de saúde. A universidade é a o berço do conhecimento e é importante formar recursos que podem prevenir e curar essa doença.”, ressaltou o ministro em um auditório repleto de especialistas de todo o mundo.
O documentário “Chagas, um assassino silencioso”, realizado pelo diretor argentino Ricardo Preve para o programa Witnesss, do canal de TV Al Jazeera, estréia globalmente durante a Semana de Chagas e foi visto na cerimônia de abertura do evento (todo o filme: http://aje.me/11mBF7A). O filme recebeu o apoio do jogador de futebol do Barcelona, Lionel Messi, que enviou uma mensagem de apoio (http://youtu.be/wcRLy3TGQis) e união para combater a enfermidade. Na mensagem, o jogador argentino lembra a importância do trabalho em equipe dos atores-chave para combater a doença.
Estavam presentes na cerimonia de abertura do evento o diretor geral da ISGlobal, da Espanha, Dr. Pedro Alonso; o diretor executivo da DNDi, Dr. Bernard Pécoul; a presidente da Fundação Mundo Sano, da Argentina, Dra. Silvia Gold; o reitor da Facultadade de Medicina da Universidad Mayor de San Simón, Manuel Monroy e o sub-reitor da Universidad Mayor de San Simón, Dr. Lucio González.
Na região da Bolívia onde acontece o encontro, em Cochabamba, mais de 670.000 de pessoas vivem com a doença de Chagas. Em todo o país, um dos mais endémicos do mundo, este número chega a 1 milhão de pessoas, sendo a população rural a mais afetada.
Dr. Manuel Monroy – decano da Faculdade de Medicina da Universidad Mayor de San Simon destacou que “a pesquisa sempre deve estar ligada a formação de recursos humanos e ao atendimento a pacientes em hospitais.”
“Para superar os problemas de acesso a saúde é necessário vontade politica, mas além disso se requer conhecimento técnico, financiamento, medicamentos…Mas, sobretudo, que tudo isto esteja em coordenação. Cada item é necessário, mas nenhum é o suficiente. Só a concordância de todos permite resolver problemas. Acho que agora estamos em um bom caminho, já que estamos fazendo esforços conjuntos e convergentes para o conhecimento e capacitação das autoridades de saúde, a academia, a sociedade civil e associação de pacientes” disse a Dra. Silvia Gold, presidente da Mundo Sano, fundação argentina que desde 1993 pesquisa e desenvolve projetos na região para combater diversas enfermidades desatendidas.
“O conhecimento tem valor se é beneficente a aqueles que o necessitam”, indicou o Dr. Pedro Alonso, diretor geral do Instituto de Salud Global de Barcelona (ISGlobal), instituição espanhola que trabalha para expandir o esforço internacional para enfrentar desafios da saúde em um mundo globalizado.
O diretor da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligencias (DNDi, na sigla em inglês), Dr. Bernard Pécoul disse: “desde 2003, temos focado em melhorar o acesso ao tratamento de pacientes com Chagas. Além disso, disponibilizamos em 2011 uma formulação específica para o tratamento de crianças de até 2 anos afetadas pela doença. A DNDi está empenhada em alcançar novos tratamentos com a participação de nossos parceiros, especialmente na América Latina.” A DNDi é organização internacional de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que se dedica a oferecer tratamentos mais seguros, mais eficazes e menos caros para os pacientes mais negligenciados.
Por ultimo, o embaixador da Espanha na Bolívia, Sr. Angel Vasquez, garantiu que em seu país de origem, a doença de Chagas e um importante problema de saúde e fez um chamado para que os presentes coordenem uma estratégia global. “A experiência espanhola pode ser usada como caso a ser estudado para o tratamento da doença”.
***
A Semana Chagas – Doença Negligenciada reúne especialistas de todo o mundo para debater questões relacionadas à doença de Chagas, como avanços em testes diagnósticos e tratamento, assim como os desafios representados pela globalização da doença.
Sobre “Chagas, um assassino silencioso”
O documentário “Chagas, um assassino silencioso” (“Chagas, a silent killer”), do cineasta argentino Ricardo Preve e produzido para o programa Witness (testemunho) da Al Jazeera, a rede de televisão do Oriente Médio que se tornou uma rede global de largo alcance a Guerra do Iraque de 2003. Especialmente para o lançamento do documentário, o jogador de futebol Lionel Messi gravou uma mensagem de incentivo para a luta contra a doença. Messi é de Rosario, cidade argentina onde o filme foi realizado.
Mais informações Sobre Semana Chagas – Doença Negligenciada
El acto de inauguración se llevó a cabo un día después de haber realizado la primera jornada del encuentro, en el que se desarrolló el Simposio de coordinación de recursos para evaluar y mejorar el estado de salud de los migrantes latinoamericanos (Cohemi). En dicha actividad se abordó, desde distintas perspectivas, los temas de enfermedades desatendidas y migración. El simposio tuvo ponencias como: “Migración latinoamericana a Unión Europea y enfermedad de Chagas”, “Aspectos socio-culturales relacionados con la enfermedad de Chagas” a cargo de los representantes de Cresib-ISGlobal, José Muñoz y Laia Ventura (España), respectivamente. Así también se pudo ver el análisis acerca de la “Situación y manejo de los pacientes con Chagas en Bolivia”, a cargo del representante del Programa Nacional de Chagas, Max Enríquez (Bolivia).
A cerimônia de abertura foi realizada um dia após o início dos trabalhos com o Simpósio de Coordenação de Recursos para avaliar e melhorar a Saúde dos Migrantes Latino-americanos (Cohemi), com palestras como: “Imigrantes Lationamericanos na União Européia e a doença de Chagas” e “Aspectos sócio-culturais da doença de Chagas”.
Contatos para a Imprensa
Betina Moura
bmoura@dndi.org
(5521) 8122 2798
Mariana Abdalla
mabdalla@dndi.org.br
(5521) 81082466

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.