Sanofi e DNDi celebram a distribuição de 200 milhões de tratamentos de ASAQ

[Paris, França, e Genebra, Suíça – 25 de abril de 2013]

Seis anos de colaboração na luta contra a malária!

No Dia Mundial da Malária, Sanofi (EURONEXT, SAN e NYSE; SNY) e a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), organização independente sem fins lucrativos, anunciam que mais de 200 milhões de tratamentos de ASAQ Winthrop® foram distribuídas na África desde que a medicação foi tornou-se disponível em 2007.

A malária é a mais comum e também a mais mortal doença parasitária do mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 219 milhões de casos e 660 mil mortes foram reportadas em 2010, sendo 90% delas na África. A malária também causa um enorme impacto nas economias das famílias e dos países afectados. O diagnóstico precoce e o tratamento da malária já seriam suficientes para reduzir drasticamente a intensidade da doença, impedindo-a de se tornar mortal e reduzindo sua transmissão. Desde 2001, a OMS recomenda o uso da terapia combinada à base de artemisinina: ACT (terapias com base em combinações de artemisinina) para o tratamento de malária, de preferência como combinação de dose fixa.
Em uma verdadeira inovação terapêutica e na indústria, o não patenteado ASAQ Winthrop® é um tratamento combinado de artesunato e amodiaquina em dose fixa, permitindo melhor aderência ao tratamento e reduzindo o risco de desenvolvimento de resistência por evitando utilização seletiva de um dos componentes.
Desenvolvido por meio de uma parceria inovadora entre a DNDi e Sanofi, e fabricado pela Sanofi em Zenata em Marrocos, ASAQ Winthrop® está disponível na maior parte dos países afetados pela malária afetada, sendo 90% na África. É fácil de utilizar (dose de uma vez ao dia) e o tratamento de três dias está disponível a um preço inferior a 1 um dólar para adultos e 50 centavos de dólar para crianças.
“Acima de tudo, este projeto demonstra o que pode ser alcançado por meio de trabalho em conjunto. Duas instituições diferentes, uma ONG e uma empresa de saúde, trabalharam com o objetivo comum de desenvolver um medicamento contra a malária que seja eficaz e satisfaça as necessidades das populações mais pobres do mundo”, disse o Dr. Bernard Pécoul, diretor executivo da DNDi. “Com a ampla distribuição de ASAQ Winthrop® na África, estamos felizes que muitos pacientes agora têm acesso a este tratamento, mesmo nas áreas mais remotas.”
ASAQ Winthrop® está disponível em 32 países – 30 deles na África. A rápida implantação de ASAQ no continente Africano foi facilitada pela pré-qualificação feita pela OMS para o tratamento em 2008.
“Nosso programa de acesso a medicamentos é projetado para adaptar a nossa estratégia e nosso modelo de negócio para mercados específicos em que não fazer um lucro ou uma perda”, disse o Dr. Robert Sebbag, Vice-Presidente de Acesso a Medicamentos da Sanofi.” O tratamento em si é apenas parte da solução, é preciso também informar, comunicar e educar, em todos os níveis da pirâmide de saúde, de especialistas, a agentes comunitários e famílias, assim como para mães e filhos.”
ASAQ Winthrop® é um programa de farmacovigilância sem paralelo na África, beneficiando-se dos mesmos padrões aplicados em países desenvolvidos com o objetivo de monitoramento. Sanofi também desenvolve treinamento e atividades educacionais com foco em malária, especialmente relacionado às formas de transmissão e prevenção em crianças. Desde 2008, o programa “Estudantes contra a Malária”, incluindo uma versão para a TV, ajudou a expandir a conscientização entre cerca de três milhões de crianças na Costa do Marfim, Gana e Burkina Faso. Além disso, para participar da luta contra o desenvolvimento de resistências ao tratamento, a Sanofi decidiu em 2012 compartilhar todos as informações obtidas durante seus ensaios clínicos com a WWARN – Rede Mundial contra a Resistência de Antimaláricos (ou WorldWide Antimalarial Resistance Network, em inglês).
***
Sobre iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi)

A iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) é uma organização de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos que trabalha para oferecer novos tratamentos para doenças negligenciadas, em especial a doença do sono (tripanossomíase humana Africana), doença de Chagas, leishmaniose, infecções filariais, malária e HIV pediátrico. A DNDi foi criada em 2003 por Médecins Sans Frontières/Médicos Sem Fronteiras (MSF), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) do Brasil, Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR), Instituto de Pesquisa Médica do Quênia (KEMRI), Ministério da Saúde da Malásia, e Instituto Pasteur da França. O Programa Especial da OMS para Pesquisa de Doenças Tropicais (WHO / TDR) trabalha como um observador permanente.

Sobre Sanofi
Sanofi é líder global e diversificada em saúde, descoberta, desenvolvimento e distribuição de soluções terapêuticas com foco nas necessidades dos pacientes. Os pontos fortes na área da saúde têm sete plataformas de crescimento: soluções para diabetes, vacinas humanas, medicamentos inovadores, doenças raras, saúde do consumidor, mercados emergentes e saúde animal de estimação. Sanofi está listada em Paris (EURONEXT: SAN) e em Nova Iorque (NYSE: SNY).

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.