Primeiro encontro presencial da Aliança Dengue reúne especialistas de países onde a dengue é endêmica para desenvolver tratamentos para esta ameaça viral em ascensão

Primeiro encontro presencial da Aliança Dengue reúne especialistas de países onde a dengue é endêmica para desenvolver tratamentos para esta ameaça viral em ascensão

FARIDABAD, ÍNDIA — 20 FEV 202320

O primeiro encontro presencial da Aliança Dengue ocorreu na Índia nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2023 e contou com a presença de especialistas e cientistas da Índia, Malásia, Tailândia, Brasil, Sri Lanka e Suíça para dar início aos planos de desenvolvimento de tratamentos para esta doença sensível ao clima que causa morbidade e mortalidade no mundo todo.  O Translational Health Science and Technology Institute (THSTI) sediou o encontro em suas instalações.

 

Lançada em 2022, a Aliança Dengue é uma parceria global liderada por instituições de países endêmicos e que tem por objetivo desenvolver tratamentos econômicos e acessíveis para a dengue. Entre os membros da aliança estão o Translational Health Science and Technology Institute (THSTI), da Índia; o Siriraj Hospital, Universidade Mahidol, da Tailândia; o Institute of Medical Research (IMR) do Ministério da Saúde da Malásia; a Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Brasil; e a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas.

À medida em que as restrições relacionadas à COVID-19 vão sendo removidas pelo mundo, muitos países estão sendo atingidos por surtos de dengue cada vez mais fortes. Os hospitais estão se enchendo de Colombo a Bangkok e ao Rio de Janeiro, e os médicos e profissionais de saúde enfrentam uma grande carga de trabalho para impedir que os pacientes com a doença evoluam para casos graves. Os casos não param de crescer: o número de casos de dengue comunicados à Organização Mundial da Saúde aumentou mais de oito vezes nas duas últimas décadas, de 505.430 em 2000 para mais de 2,4 milhões em 2010, e atingindo 5,2 milhões de casos em 2019.

Mesmo assim, não há tratamentos para essa virose transmitida por mosquitos que se espalha pelo mundo.

No primeiro encontro presencial, os membros da aliança relataram os esforços de colaboração realizados para o desenvolvimento urgente de tratamentos através da reutilização de medicamentos existentes.

  • Na frente pré-clínica, a aliança realizou estudos in vitro com 23 compostos antivirais e já preparou uma lista com os possíveis candidatos a fármacos. Durante a reunião, os dados provenientes destes compostos antivirais foram analisados e os próximos passos do trabalho foram planejados. A aliança também analisou os dados pré-clínicos e clínicos de terapias direcionadas ao hospedeiro (HDTs) para futuras avaliações. Os estudos podem ser iniciados até o final deste ano.
  • Na esfera clínica, a aliança discutiu cronogramas e desenhos para antivirais e HDTs, desfechos clínicos para protocolos de ensaios, a identificação de possíveis biomarcadores e o aprimoramento do diagnóstico realizado no local de atendimento.
  • Também foi organizada uma reunião informativa para os representantes do Conselho de Pesquisa Médica da Índia (ICMR), Departamento de Biotecnologia (DBT) e Conselho de Assistência à Pesquisa da Indústria de Biotecnologia (BIRAC), na qual todos os membros da aliança tomaram parte.

 

 

 

Crédito fotográfico: Luke Duggleby-DNDi

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.