O lançamento do filme «Tratando um Planeta Febril: A Aliança Dengue» foi no Rio de Janeiro, 6 de novembro, e contou com uma mesa de debate
Assista:
O filme, uma produção da DNDi e da Aliança Dengue, uma parceria global liderada por instituições de países endêmicos da doença, explora os impactos dos surtos de dengue em países como Brasil, Tailândia e Sri Lanka, e busca sensibilizar o público sobre a necessidade urgente de medicamentos eficazes, atualmente inexistentes. “A dengue é um desafio global porque os casos estão aumentando drasticamente e se espalhando por diferentes regiões do planeta, causando impactos diretos e indiretos à saúde das populações afetadas, além de graves impactos socioeconômicos. É preciso ter soluções locais porque cada país e cada cidade têm que criar seus sistemas de combate e gerenciamento da doença. É urgente o desenvolvimento de tratamentos que sejam seguros, eficazes e acessíveis”, diz Sérgio Sosa-Estani, diretor da DNDi América Latina. Só neste ano, a América Latina registrou mais de 11 milhões de casos, um aumento de mais de 200% em relação a 2023.
O lançamento do curta acontece logo após a aprovação da coalizão para produção local e regional de vacinas e medicamentos durante o G20. A dengue é uma das doenças que seriam beneficiadas pela coalizão já que um de seus focos é promover a produção de tecnologias em saúde para reduzir o impacto de doenças negligenciadas.
A mesa de debate foi composta por:
- Daniel Soranz, secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, que falou sobre os desafios enfrentados pelo poder público para gerenciar a sobrecarga no sistema de saúde causada pelo grande número de pessoas infectadas pelo vírus da dengue.
- Renata Gracie, coordenadora do Observatório de Clima e Saúde da Fiocruz, que abordou os impactos da crise climática.
- André Siqueira, médico infectologista e Diretor do Programa Global de Dengue da DNDi, que apresentou a Aliança Dengue e fez uma análise da necessidade dos novos tratamentos para a doença.
- Márcia Prazeres, moradora do Morro dos Prazeres, que enriqueceu o debate trazendo a experiência de quem já enfrentou a doença de perto e os medos de quem sabe que novos surtos virão.
A exibição do filme aconteceu no dia 6 de novembro de 2024, no Cinesystem Botafogo, Rio de Janeiro.