Atender aos milhões que ainda esperam por um tratamento acessível
Desenvolvemos uma cura eficaz e acessível e levamos a pacientes novas possibilidades de diagnóstico e tratamento. Também trabalhamos para estimular a vontade política necessária que garanta a adoção destas estratégias de cuidado em grande escala.
A hepatite C é causada pelo vírus do mesmo nome, transmitido pelo sangue e que pode levar à doença hepática crônica, cirrose, câncer e, sem tratamento, à morte. Os sintomas podem demorar décadas para se manifestar, e a maioria das pessoas que vive com a enfermidade não sabe que está infectada. Por isso, a hepatite C é uma epidemia silenciosa.
Nos últimos anos, houve uma revolução médica para a hepatite C, que hoje pode ser curada com um tratamento simples e seguro com duração de 8 a 24 semanas. No entanto, apenas 13% das pessoas que vivem com a doença no mundo se beneficiam deste grande avanço científico. Em muitos países, os altos preços são uma barreira substancial para as estratégias de diagnóstico e tratamento que podem eliminar completamente a hepatite C.
de pessoas têm hepatite C
não sabem que estão infectadas
tiveram acesso a tratamento
morrem todos os dias
‘A hepatite C é uma ‘epidemia silenciosa’ porque as pessoas não sabem que são portadoras do vírus e passam anos sem se tratar.’
Sasikala Silva, gerente de projetos clínicos da DNDi em Kuala Lumpur, Malásia
Uma cura acessível para não deixar ninguém para trás. Desenvolvemos um tratamento simples para a hepatite C para aumentar o acesso e reduzir o peso financeiro que recai sobre pacientes e sistemas de saúde. Os resultados dos estudos na Malásia mostraram que 97% das pessoas que receberam o tratamento foram curadas.
A hepatite C é uma doença hepática causada pelo vírus homônimo. Pode causar uma enfermidade leve, com duração de algumas semanas, ou se transformar em uma doença grave que durará a vida toda. É a maior causa de câncer e cirrose do fígado e, se não for tratada, pode ser fatal.
A hepatite C é transmitida pelo contato com pequenas quantidades de sangue. Pessoas que fazem uso de drogas injetáveis estão particularmente vulneráveis. Aproximadamente 30% das pessoas infectadas eliminam o vírus em até 6 meses, sem necessidade de tratamento. Os outros 70% desenvolvem hepatite C crônica, e o risco de desenvolverem cirrose hepática dentro de 20 anos varia entre 15% e 30%. 75% das pessoas com hepatite C crônica vivem em países de renda média e baixa.
A hepatite C está presente no mundo todo. Existem seis cepas principais da hepatite C, chamadas de genótipos. Elas estão distribuídas por diferentes regiões, sendo que o genótipo 1 é o mais prevalente em países de renda alta e o genótipo 3 nos países de renda média e baixa. O genótipo 3 é responsável por 30% das infecções globais pela hepatite C.
A infecção pela hepatite C é diagnosticada em dois estágios:
É realizado um teste serológico para identificar os anticorpos produzidos pelo corpo com o intuito de combater a infecção da hepatite C.Para confirmação da infecção crônica, é feito um teste de ácido nucleico para detecção do ácido ribonucleico do vírus da hepatite C. Esse teste é necessário porque aproximadamente 30% das pessoas infectadas pela hepatite C, que eliminam a infecção por conta própria, continuam testando positivo para os anticorpos da doença muito tempo depois.
Os diagnósticos existentes continuam sendo complexos e/ou caros demais para países com orçamentos limitados, sistemas de saúde enfraquecidos ou ambos. É necessário diagnosticar a doença de maneira mais simples e mais barata. Estamos trabalhando com a FIND e o Ministério da Saúde da Malásia para simplificar os testes para a hepatite C e torná-los mais acessíveis.
Interferon peguilado e ribavirina (tratamento padrão para a hepatite C crônica até 2011)
Antivirais de ação direta (recomendados pela OMS desde 2016)
A Estratégia Global contra a Hepatites Virais da Organização Mundial da Saúde tem por objetivo diagnosticar 90% das pessoas que vivem com o vírus da hepatite C e tratar 80% das que se qualifiquem até 2030. Com taxas de cura de mais de 90%, os antivirais de ação direta tornaram possível a reversão da doença. Além disso, se as pessoas forem diagnosticadas e tratadas mais cedo para impedir e transmissão, a doença pode ser erradicada. No entanto, até o momento o tratamento continua praticamente inacessível e os programas nacionais de diagnóstico e tratamento da hepatite C em larga escala estão estagnados.
Um tratamento mais simples, acessível e eficaz contra as seis cepas da hepatite C será necessário se quisermos adotar uma abordagem integral de saúde pública capaz de reverter esta epidemia.
Desenvolvemos um regime antiviral de ação direta seguro, eficaz e fácil de usar que abre caminho para a implementação de abordagens de saúde pública contra a hepatite C. Nosso objetivo atual é aumentar o acesso a medicamentos acessíveis criando programas inovadores, apoiando mudanças em políticas públicas e estimulando a vontade política para o tratamento da doença.
A hepatite C é um vírus transmissível por via sanguínea. As formas mais comuns de transmissão são:
A hepatite C também pode ser transmitida de forma sexual e congênita, mas estes tipos de transmissão são menos comuns.
Depois da infecção, há um período de incubação que leva de 2 semanas a 6 meses. Após a incubação, aproximadamente 80% dos portadores não apresentam sintomas.
Os pacientes com infecção aguda podem apresentar os sintomas abaixo:
Última atualização: junho de 2021
Desenvolvemos um novo tratamento que se equipara aos melhores medicamentos para a hepatite c, mas por uma fração do custo.
Atualmente, trabalhamos para fomentar um ambiente favorável à disponibilização de diagnósticos e tratamentos para a hepatite C em países de renda média e baixa, além de dar apoio a programas inovadores de diagnóstico e tratamento em vários países.
Para mais informações acesse o nosso site Global:
Enfermedad sensible al clima que se propaga rápidamente y no tiene tratamiento específico
Estamos creando una asociación mundial con los países donde el dengue es endémico para desarrollar un primer tratamiento
Provoca daños en el corazón y en los órganos vitales tras la picadura de los insectos conocidos como "vinchucas"
Hemos proporcionado el primer tratamiento para niños; ahora buscamos nuevos candidatos a medicamentos y trabajamos para impulsar el acceso a la atención médica
Una de las enfermedades parasitarias más letales del mundo, se transmite por la picadura del mosquito de la paja
Estamos trabajando para desarrollar una nueva generación de tratamientos que sustituyan a los medicamentos que son dolorosos, ineficaces y causan efectos secundarios
Deja cicatrices desfigurantes que conducen a una vida marcada por el estigma y la discriminación
Estamos trabajando para desarrollar tratamientos más seguros y cortos para esta enfermedad discapacitante
Receba nossas últimas notícias, histórias, artigos científico e oportunidades de trabalho.
Organización internacional sin fines de lucro que desarrolla tratamientos seguros, efectivos y asequibles para los pacientes más desatendidos.
A excepción de imágenes, películas y marcas comerciales que están sujetas a los Términos de uso de la DNDi, el contenido de este sitio tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.
© 2023 - DNDi América Latina