AN2 Therapeutics e DNDi colaboram no desenvolvimento clínico de novo composto oral promissor para tratar a doença de Chagas crônica

AN2 Therapeutics e DNDi colaboram no desenvolvimento clínico de novo composto oral promissor para tratar a doença de Chagas crônica

  • DNDi compartilhará sua extensa rede de ensaios clínicos e expertise para avançar rapidamente no desenvolvimento clínico do candidato a medicamento oral da AN2, AN2-502998, que tem potencial de cura para a doença de Chagas crônica
  • Atividades iniciais já estão em andamento para o estudo de Fase I em humanos com o AN2-502998 oral; início da Fase II está planejado para 2026
  • A doença de Chagas é uma enfermidade potencialmente fatal que afeta de 6 a 7 milhões de pessoas no mundo, incluindo cerca de 300.000 nos EUA

MENLO PARK, Califórnia, e GENEBRA, Suíça — 23 de julho de 2025 — A AN2 Therapeutics, Inc. (Nasdaq: ANTX) e a organização sem fins lucrativos iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) anunciaram hoje uma colaboração para impulsionar o desenvolvimento clínico do AN2-502998, candidato oral da AN2 ao tratamento da forma crônica da doença de Chagas.

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que afeta entre 6 e 7 milhões de pessoas no mundo, incluindo cerca de 300 mil nos Estados Unidos. O parasita invade o corpo e permanece por longo prazo em tecidos como coração e sistema gastrointestinal. Pacientes com a forma crônica muitas vezes permanecem assintomáticos por anos, enquanto a infecção causa silenciosamente danos irreversíveis a sistemas vitais — de forma análoga ao dano hepático crônico causado pela hepatite C. Cerca de 30% dos infectados com T. cruzi desenvolvem manifestações graves que podem levar a insuficiência cardíaca, arritmias, aneurisma da aorta, megacólon, megaesôfago e outras condições potencialmente fatais. A doença segue um curso crônico e progressivo, tornando essencial o diagnóstico oportuno e o acesso ao tratamento.

“Com a profunda experiência da DNDi em ensaios clínicos para Chagas, nossa colaboração otimiza recursos, garante execução científica rigorosa e acelera o acesso a uma terapia promissora em diversas regiões — tudo isso enquanto a AN2 mantém seu investimento total em outros programas do nosso pipeline,” disse Eric Easom, cofundador, presidente do conselho, CEO e presidente da AN2 Therapeutics. “Junto à expertise em Chagas do nosso parceiro, professor Rick Tarleton da Universidade da Geórgia, essa colaboração com a DNDi representa uma oportunidade rara de alinhar impacto global na saúde com geração de valor — trazendo esperança real aos pacientes.”

A DNDi já liderou e participou de diversos ensaios clínicos para Chagas e possui uma rede estabelecida de centros clínicos pela América Latina e Espanha. Em 2009, DNDi e seus parceiros criaram a Plataforma de Pesquisa Clínica em Chagas, que promove pesquisa e desenvolvimento (P&D) farmacêutico por meio de parcerias entre diferentes partes interessadas.

Estamos comprometidos em compartilhar a profunda expertise da DNDi para acelerar o desenvolvimento de candidatos com forte potencial de atender ao perfil-alvo de produto para Chagas, como é o caso do AN2-502998,” disse Dr. Laurent Fraisse, Diretor de P&D da DNDi. “Trabalhamos com membros da equipe da AN2 há quase 20 anos, e juntos descobrimos e desenvolvemos diversos candidatos da classe das oxaborolas — incluindo acoziborol, cura oral em dose única para a doença do sono africana, e o DNDI-6148, um candidato clínico promissor para leishmaniose e doença de Chagas, atuando com o mesmo mecanismo de ação inovador que o AN2-502998 — uma opção contemplada na parceria com a AN2.”

Uma das prioridades centrais da DNDi é desenvolver um tratamento oral, adaptado por faixa etária, com curso mais curto, mais seguro, mais bem tolerado e mais eficaz que as opções atuais — e que seja acessível a pacientes de todas as regiões afetadas.

“Essa colaboração com a AN2 complementa o pipeline da DNDi de candidatos inovadores em estágio inicial para Chagas,” afirmou a Dra. María Jesús Pinazo, chefe da área de Chagas na DNDi. “Paralelamente ao desenvolvimento de terapias, também estamos investindo em pesquisa de biomarcadores e estudos de implementação para garantir que diagnósticos e tratamentos eficazes cheguem às pessoas que mais precisam.”

Sobre o AN2-502998 na doença de Chagas

AN2-502998 é um candidato terapêutico de pequena molécula à base de boro da classe das benzoxaborolas, que possui um perfil terapêutico amplo e inclui dois medicamentos aprovados pela FDA (crisaborol e tavaborol). AN2-502998 é um inibidor oralmente ativo da CPSF3 em T. cruzi. A CPSF3 é um fator essencial envolvido no processamento do RNA mensageiro e é o mesmo alvo do acoziborol, outro candidato da classe das benzoxaborolas, que demonstrou uma taxa de cura de aproximadamente 95% após uma única dose oral em estudo de Fase II/III para tripanossomíase africana humana, uma doença relacionada causada por parasitas do gênero Trypanosoma.

A AN2 Therapeutics iniciou atividades preparatórias para o estudo clínico de Fase I em humanos com o AN2-502998 por via oral, espera concluir esse ensaio na segunda metade de 2025 e planeja iniciar um estudo de prova de conceito de Fase II em 2026.

Sobre a doença de Chagas

A doença de Chagas (também conhecida como tripanossomíase americana) é uma doença infecciosa causada pelo parasita Trypanosoma cruzi (T. cruzi). Estima-se que entre 6 e 7 milhões de pessoas no mundo estejam infectadas com esse parasita, principalmente em regiões endêmicas da América Latina, mas também há cerca de 300 mil pessoas infectadas nos Estados Unidos e mais de 100 mil na Europa. Se não tratada, a infecção crônica por Chagas persiste por toda a vida, causando danos silenciosos ao coração e ao sistema digestivo, podendo resultar em insuficiência cardíaca, AVC ou morte súbita. Não há tratamentos aprovados pela FDA para adultos com a doença de Chagas.

Sobre a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi)

A iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) é uma organização de pesquisa médica sem fins lucrativos que descobre, desenvolve e entrega tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para populações negligenciadas. A DNDi desenvolve medicamentos para doenças como doença do sono, leishmaniose, doença de Chagas, oncocercose (cegueira dos rios), micetoma, dengue, HIV pediátrico, meningite criptocócica e hepatite C. Suas prioridades de pesquisa incluem saúde infantil, equidade de gênero e P&D adaptada a questões de gênero, além de doenças impactadas pelas mudanças climáticas. Desde sua criação em 2003, a DNDi colaborou com parceiros públicos e privados ao redor do mundo para entregar treze novos tratamentos para seis doenças fatais, salvando milhões de vidas. www.dndi.org

Sobre a AN2 Therapeutics, Inc.

A AN2 Therapeutics, Inc. é uma empresa biofarmacêutica focada na descoberta e desenvolvimento de novas terapias de pequenas moléculas derivadas de sua plataforma de química do boro. A AN2 possui um pipeline de compostos à base de boro em desenvolvimento para doenças como Chagas, melioidose e doença pulmonar por micobactérias não tuberculosas (NTM) causada por M. abscessus, além de programas voltados para alvos em doenças infecciosas e oncologia. A empresa é comprometida com a entrega de medicamentos de alto impacto que atendam a necessidades críticas não supridas e melhorem os resultados de saúde. Para mais informações, visite: www.an2therapeutics.com

Declarações Prospectivas

Este comunicado de imprensa contém declarações prospectivas conforme definido pela Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995. As declarações prospectivas expressas ou implícitas neste comunicado incluem, entre outras, afirmações sobre os planos da AN2 em relação a tratamentos potenciais para a doença de Chagas; desenho, execução e resultado de um possível estudo de prova de conceito de Fase 2; potencial do AN2-502998 para tratar Chagas; impacto da doença e eficácia comparada aos tratamentos atualmente disponíveis; cronograma e execução dos estudos de Fase II; e investimentos da AN2 em outros programas de seu pipeline.

Essas declarações baseiam-se nas estimativas, expectativas, planos, objetivos e intenções atuais da AN2, não são garantias de desempenho futuro e envolvem riscos e incertezas significativas. Os resultados reais e o cronograma dos eventos podem diferir substancialmente dos antecipados em função de riscos e incertezas, como: capacidade da AN2 de conduzir ensaios clínicos; capacidade da DNDi de executar ensaios dentro dos prazos e custos estimados; recrutamento adequado de participantes; disponibilidade de produto para os estudos; ocorrência de eventos adversos significativos; incertezas regulatórias; proteção de propriedade intelectual; recursos financeiros disponíveis; condições macroeconômicas globais; e outros riscos descritos sob o título “Fatores de Risco” nos relatórios da AN2 arquivados junto à Securities and Exchange Commission (SEC).

Esses arquivos estão disponíveis na seção de relações com investidores do site da AN2 (www.an2therapeutics.com) e no site da SEC (www.sec.gov). As declarações aqui contidas são válidas na data deste comunicado, e a AN2 não assume qualquer obrigação de atualizá-las, salvo quando exigido por lei.

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International license.