Amigos da DNDi América Latina

Amigos da DNDi América Latina

A DNDi América Latina conta com apoio de especialistas em saúde pública e de outras áreas de influência em toda a região, que nos auxiliam em nossa missão de garantir a melhor ciência para os mais negligenciados.

Carlos Henrique Nery Costa

Carlos Henrique Nery Costa

Dr Carlos Henrique Nery Costa graduou-se em Medicina na Universidade de Brasília, onde também fez residência em medicina interna e mestrado em Medicina Tropical. Tem doutorado em Saúde Pública Tropical pela Universidade de Harvard, obtido em 1997.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical entre 2011 e 2013. Recebeu a comenda de mérito Renascença do Governo do Estado do Piauí e do Prémio de Mérito por incentivar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Estado do Piauí na região Nordeste.
Carlos Morel

Carlos Morel

Dr. Morel é diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) e pesquisador sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição a qual dedicou trinta anos de sua distinta carreira. Mantendo sua afiliação com a Fiocruz, ele serviu entre 1998 e 2004 como diretor do TDR (Programa Especial UNICEF-PNUD-Banco Mundial-OMS para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais). Antes de seu trabalho na Fiocruz, o Dr. Carlos Morel foi Professor Associado do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília, e antes professor assistente na Faculdade de Medicina da universidade.

Também é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências para os Países em Desenvolvimento (TWAS).
Eloan Pinheiro

Eloan Pinheiro

Formada em Química Industrial pela Universidade de Brasília (1972), Eloan Pinheiro obteve especialização em Tecnologia Farmacêutica (1989) pela London School of Pharmacy, University of London, Reino Unido. Trabalhou 40 anos em indústrias farmacêuticas publicas e privadas no Brasil, e na OMS, em posições gerenciais e executivas. Desde que se aposentou, em 2006, atua como consultora para organizações brasileiras e internacionais na área de políticas públicas em saúde, patentes, produção farmacêutica local, e análise de custo de medicamentos essenciais, principalmente medicamentos antirretrovirais e de desenvolvimento tecnológico.
José Gomes Temporão

José Gomes Temporão

José Gomes Temporão é um médico de saúde pública, brasileiro e político do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PMDB. Tomou posse como ministro da Saúde do Brasil no dia 16 de março de 2007, durante o segundo mandato do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Temporão se formou pela Escola de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1977. Ele se tornou um pesquisador em doenças tropicais na mesma universidade e tornou-se um mestre em saúde pública na Fundação Oswaldo Cruz. Posteriormente, Dr. Temporão obteve um doutorado em Medicina Social também pela UFRJ.
Mirta Roses Periago

Mirta Roses Periago

Mirta Roses Periago é médica pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, em 1969, completando sua especialização em medicina tropical pela Universidade Federal da Bahia, Brasil, em 1971. Seus estudos de pós-graduação incluem também uma licenciatura em saúde pública (1974) e especialização em epidemiologia (1982) na Escola de Saúde Pública, em Buenos Aires, Argentina, bem como o grau de especialista em medicina clínica e epidemiologia de doenças infecciosas na Universidade de Buenos Aires, em 1976.

De 2003 a 2013, ela foi Diretora da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). Ela foi a primeira mulher a chefiar a mais antiga organização mundial de saúde internacional.
Nila Heredia

Nila Heredia

Dra. Nila Heredia graduou-se em Medicina pela Universidade Mayor de San Andrés, na Bolívia. Ela concluiu um mestrado em Políticas de Saúde e Gestão da Universidade Andina GTZ, em 2003; Especialização em Desenvolvimento Humano no CODES dos EUA em 1995; Especialização em Gestão e Epidemiologia por UMSA em 1993; Especialização em Gestão e Administração da Universidade, Canadá e Chile (Universidade de Santiago do Chile, 1990); e uma especialização em Medicina Interna da Universidade Cayetano Heredia, no Peru, em 1984.

Atuou como ministra da Saúde e Esportes e presidente do Conselho de Administração da Organização Mundial de Saúde. Também foi consultora principal para o Plano Andino de Saúde do Organismo (ORAS/CONHU) Saúde Intercultural e coordenadora geral da Associação Latino-Americana de Medicina Social (ALAMES).
Paulo Buss

Paulo Buss

Formado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Paulo Buss é um especialista em Pediatria e Saúde Pública, e foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz de 2001 – 2008. Na ENSP, Escola Nacional de Saúde Pública, ocupou cargos como vice-diretor (1985-1989) e diretor por dois mandatos (1989-1992 e 1998-2000). Durante os seus mandatos na ENSP, Paulo Buss inaugurou uma Residência em Saúde Pública, um Doutorado em Saúde Pública, um Programa de Educação a Distância, entre outros. Como vice-presidente de Educação e Informação da Fundação Oswaldo Cruz (1992-1996), o Dr. Buss criou o Canal Saúde e a Editora Fiocruz. Ele foi nomeado pelo presidente do Brasil para representar o país no Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (de dezembro de 2004 a maio de 2007), e atualmente representa a Fiocruz em diversas redes e institutos de saúde no mundo.
Reinaldo Guimarães

Reinaldo Guimarães

Dr. Reinaldo Guimarães é graduado em medicina pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). De 2005 a 2006 foi vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz. De 2007 a 2010 foi secretário de Ciência, Tecnologia e Assuntos Estratégicos do Ministério da Saúde.
Ricardo Preve

Ricardo Preve

Ricardo Preve é um cineasta argentino, fotógrafo e ativista. Ele é dono da Ricardo Preve Films LLC, uma empresa produtora. Em 2005, ele escreveu e produziu os documentários “Chagas, Um Mal Escondido” e escreveu, produziu e dirigiu o documentário “Esperança quer dizer Hope”, em 2006. Preve tem feito nome como um ativista de Chagas, trabalhando para a conscientização sobre a doença.

Boletim informativo

Receba nossas últimas notícias, histórias, artigos científicos e oportunidades de emprego.

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.