A Aliança Dengue, lançada em 2022, é uma parceria global liderada por instituições de países endêmicos da dengue que tem como objetivo desenvolver tratamentos acessíveis e baratos para a dengue.
A dengue, uma doença tropical negligenciada sensível ao clima, é uma das dez principais ameaças à saúde pública global em todo o mundo. Apesar de um número estimado de 390 milhões de infecções por ano em mais de 100 países, não há tratamento específico disponível. Estima-se que mais de 70% do ônus da doença esteja na Ásia, com incidência em rápido crescimento em outras partes do mundo – em especial nas Américas, que ultrapassou 3 milhões de infecções em 2019.
A Aliança Dengue trabalha em projetos conjuntos para avançar nas investigações pré-clínicas de possíveis tratamentos contra a dengue, testar a eficácia de candidatos a medicamentos reaproveitados e implementar testes clínicos dos candidatos a medicamentos mais promissores. Ao mesmo tempo, os membros da Aliança coordenam esforços para ajudar a superar as lacunas de conhecimento e agilizar a pesquisa clínica e as aprovações regulatórias, incluindo a abordagem de necessidades não atendidas em diagnósticos. A parceria também se concentra em levantar fundos e mobilizar recursos, compartilhando abertamente o conhecimento sobre pesquisa.
Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi), Suíça
Faculty of Medicine Siriraj Hospital, Mahidol University, Tailândia
Ministério da Saúde, Malásia
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Brasil
Translational Health Science and Technology Institute (THSTI), Índia
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil
Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.
Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.
© 2024 - DNDi América Latina