Dengue

Dengue

Formação de uma parceria global para enfrentar uma doença sensível ao clima que se espalha rapidamente

Dengue

Dengue

Formação de uma parceria global para enfrentar uma doença sensível ao clima que se espalha rapidamente

A DNDi está formando parcerias com países onde a dengue é endêmica para encontrar um tratamento seguro, acessível e eficaz para a doença. Por meio dessa colaboração global, trabalhamos em projetos conjuntos para avançar no desenvolvimento pré-clínico de novos candidatos a medicamentos e realizar ensaios clínicos ensaios clínicos para a dengue com os candidatos mais promissores.

A dengue é transmitida principalmente pela picada do mosquito Aeades aegypti. A doença pode causar sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, náusea, vômitos, erupções cutâneas e dores nos olhos e nos músculos, articulações e ossos, mas algumas pessoas não apresentam sintomas. Não há medicamentos específicos para o tratamento da dengue e o uso de vacinas é limitado. A falta de opções de tratamento aumenta o risco de agravamento da doença, que pode ser fatal.

A dengue é a doença viral transmissível por mosquitos distribuída de forma mais extensa e que mais rapidamente se espalha no mundo, sendo impulsionada por mudanças climáticas, urbanização acelerada e crescimento populacional. A Organização Mundial da Saúde a classifica entre as dez maiores ameaças à saúde pública no mundo.

Dados sobre a dengue no mundo hoje

3.9  bilhões
3.9 bilhões

de pessoas em 129 países correm risco de infecção

390  milhões
390 milhões

de infecções por ano

85 %
85%

de aumento no número de cases entre 1990 e 2019

60 %
60%

da população do mundo corre risco de infecção até 2080

"Ela está em toda a parte e não podemos fazer nada a respeito."

Ma Tan Jhii Lian, infectada duas vezes pela dengue em um período de três meses em Malacca, na Malásia.

Leia mais

O que a DNDi realizou até agora para a dengue

Estamos reunindo parceiros em países onde a dengue é endêmica para encontrar tratamentos urgentemente necessários para a doença. Em 2022, lançamos a Aliança Dengue, uma parceria global com instituições da Tailândia, Índia, Brasil e Malásia.

Como estamos ajudando as pessoas com dengue

Junto com nossos parceiros, a DNDi já iniciou estudos e logo começará estudos pré-clínicos e logo começaremos ensaios clínicos para desenvolver, no prazo de cinco anos, um tratamento acessível e disponível para a doença. Também estamos nos dedicando ao diagnóstico e a estratégias regulatórias e de acesso, assim como à angariação de fundos e mobilização de recursos.

Doenças

Boletim informativo

Receba nossas últimas notícias, histórias, artigos científicos e oportunidades de emprego.

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.