Disponibilizar novos tratamentos para pessoas que vivem com doenças negligenciadas. Atuando no interesse público, a DNDi preenche lacunas de P&D existentes em relação aos medicamentos essenciais para essas doenças, iniciando e coordenando projetos de P&D em parcerias com a comunidade internacional de pesquisa, o setor público, a indústria farmacêutica e outros colaboradores relevantes.
O foco principal da DNDi é disponibilizar medicamentos para as doenças mais negligenciadas, como a tripanossomíase humana africana (THA ou doença do sono), a leishmaniose visceral (calazar) e a doença de Chagas, além de considerar a participação em projetos de P&D que beneficiem outros pacientes negligenciados (malária, HIV pediátrico e infecções filariais, por exemplo) e no desenvolvimento de diagnósticos e/ou vacinas para necessidades existentes que outros não consigam ou não estejam dispostos a atender.
Para alcançar estes objetivos, a DNDi fomenta redes de P&D baseadas em colaborações globais. Aproveitando as capacidades de apoio existentes nos países onde as doenças são endêmicas, a DNDi contribui para o seu fortalecimento sustentável, incluindo pela transferência de know-how e tecnologia no campo da P&D de medicamentos para doenças negligenciadas.
A DNDi também adota uma abordagem de portfolio dinâmico para atender às necessidades emergentes importantes do ponto de vista da saúde pública e para manter seu compromisso de cumprir os objetivos do portfolio atual. Isso permite adotar novas áreas de doenças com vários modelos operacionais, enquanto conclui os objetivos nas doenças atuais.