Prêmio Finep 2014

[Rio de Janeiro, Brasil – 06 de novembro de 2014]

DNDi América Latina ganha Prêmio FINEP de Inovação em Tecnologia Social.

Instituição foi premiada por modelo inovador de cooperação para desenvolvimento de antimalárico no Brasil.

A iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas América Latina (Dndi, pelas siglas de Drugs for Neglected Diseases initiative) recebeu o Prêmio FINEP de Inovação na categoria Tecnologia Social. O prêmio é o reconhecimento de um modelo inovador de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que resultou em um novo medicamento contra a Malária desenvolvido no Brasil. Atualmente, o medicamento também é produzido na Índia, graças à transferência de tecnologia do Brasil ao país asiático. Os resultados de um estudo divulgado este mês também revelam o potencial de tratamento em crianças de até cinco anos na África.

O consórcio para o desenvolvimento do antimalárico ASMQ, uma parceria da DNDi e do laboratório farmacêutico Farmanguinhos/Fiocruz, articulou o trabalho de parceiros que, conectados, funcionaram como um laboratório virtual. Seu conjunto de componentes transformadores aplicados entre institutos de pesquisa, programas nacionais de controle da malária, agências regulatórias, indústria farmacêutica e organizações sem fins lucrativos e organismos internacionais fortalecem a capacidade de resposta de países em desenvolvimento para seus próprios desafios na área da saúde.

 

“O Prêmio FINEP é o reconhecimento de um modelo inovador de gestão capaz de transformar a realidade de cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo que sofrem de doenças classificadas como negligenciadas por meio da pesquisa e de desenvolvimento de novos tratamentos”, disse Eric Stobbaerts, Diretor Executivo da DNDi América Latina. “Este modelo, focado nas necessidades dos pacientes e não em uma lógica de mercado, funciona em parceria com o próprio mercado, por meio da indústria, a sociedade civil e os governos”, acrescentou.

O Prêmio FINEP de Inovação incentiva e contempla instituições, empresas e pessoas físicas por iniciativas, produtos e projetos implantados no Brasil, estimulando o desenvolvimento nacional por meio da inovação. Criado em 1998, o prêmio é conferido em etapa regional e nacional.

Sobre o antimalárico ASMQ

O ASMQ – combinação em dose fixa de artesunato e mefloquina de tratamento mais simples contra a malária P.falciparum – foi registrado como bem público, não patenteado, no Brasil em 2008. Em 2010, a transferência de tecnologia Sul-Sul entre Farmanguinhos e a Cipla, na Índia, facilitou a implantação do ASMQ em todo o mundo. O medicamento também faz parte da Lista de Medicamentos Essenciais (LME) para crianças e adultos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda na África, resultados de um estudo divulgado ontem revelam o potencial de tratamento do AMSQ contra a malária em crianças de até cinco anos no continente.

Sobre a Malária

Desde 2000, um progresso notável foi feito na luta contra a malária. A OMS, contudo, ainda estima 207 milhões casos por ano, com 627 mil mortes atribuídas à doença – 86% das quais de crianças menores de 5 anos de idade. Na região americana, o número estimado de casos de malária é de 1,1 milhões, com 1.100 mortes atribuídas à doença, sendo que 29% seriam crianças menores de 5 anos.

Sobre a DNDi América Latina

A iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) é uma organização não lucrativa para pesquisa e desenvolvimento (P&D) de tratamentos para as doenças negligenciadas, em especial a doença de Chagas, as leishmanioses, a doença do sono africana, filariose e HIV pediátrico. Desde a sua criação em 2003, a DNDi já produziu seis novos tratamentos – sendo dois no Brasil: uma formulação pediátrica do benznidazol para a doença de Chagas e o antimalárico em dose fixa ASMQ. A DNDi foi criada pelos Médicos Sem Fronteiras (MSF), pelo Conselho Indiano de Pesquisa Médica, pelo Instituto de Pesquisa Médica do Quênia, pela Fundação Oswaldo Cruz do Brasil, pelo Ministério da Saúde da Malásia e pelo Instituto Pasteur na França, tendo Programa Especial para Pesquisa e Capacitação em Doenças Tropicais (TDR) da OMS como observador permanente.

www.dndi.org
www.dndial.org
CONTATOS DE IMPRENSA:
Betina Moura
Gerente Regional de Comunicação
bmoura@dndi.org
Tel (escritório): 21 2529 0427
Tel: 21 98122 2798

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.