Transparência nos custos de pesquisa de desenvolvimento (P&D)

Para promover responsabilidade e preço justo dos medicamentos

Transparência nos custos de pesquisa de desenvolvimento (P&D)

Para promover responsabilidade e preço justo dos medicamentos

A transparência nos custos de P&D é essencial a qualquer instituição que se beneficie de apoio público e filantrópico para o desenvolvimento de ferramentas de saúde voltadas a populações negligenciadas. A DNDi publica essas informações periodicamente, com base nos dados históricos mais recentes:

Quanto custa o desenvolvimento de um medicamento pela DNDi?

Historicamente, os custos dos projetos de desenvolvimento da DNDi têm variado entre 4 e 60 milhões de euros, incluindo o processo de registro.

A DNDi lidera vários projetos no campo de medicamentos anti-infecciosos, seja desenvolvendo novas entidades químicas (NEQ), seja desenvolvendo combinações de medicamentos existentes, utilizando doses fixas ou flexíveis, com ou sem formulações novas.

Abaixo mostramos os custos próprios da DNDi por fase de desenvolvimento em oito projetos de P&D, sete já registrados, e o último nos estágios finais de desenvolvimento. Há diferenças claras nos custos dos diversos tipos de projetos: as NEQ necessitam de investimentos desde o princípio, ou pelo menos da fase de otimização de líderes (lead optimization) ao registro, ao passo que a reutilização de medicamentos e as combinações podem começar até mesmo na fase III. Os projetos que envolvem novas formulações demandam mais recursos.

Estes custos integrais excluem as contribuições não financeiras de parceiros da indústria, que variam significativamente dependendo do produto, do estágio de desenvolvimento e dos termos da parceria, mas que em média chegam a 12,5% dos investimentos totais da DNDi.

Por que não calcular os custos considerando o “atrito”?

Os custos próprios são um indicador válido para as despesas de um projeto de desenvolvimento de medicamentos, mas podem variar muito dependendo do atrito encontrado, isto é, os gastos com os insucessos que ocorrem em todos os estágios do ciclo de pesquisa e desenvolvimento.Ao ajustarmos os números acima pelo custo médio de atrito em cada fase de desenvolvimento, estimamos que podemos desenvolver e registrar:

  • tratamentos novos que combinam ou reutilizam medicamentos existentes por 4 a 32 milhões de euros;
  • novas entidades químicas por 60 a 190 milhões de euros.

Saiba mais sobre os custos de P&D da DNDi:

Em defesa da mudança

A DNDi defende a transparência na divulgação dos custos de P&D para incentivar o investimento em áreas negligenciadas, projetar custos para novas iniciativas, informar novas políticas públicas de financiamento e demonstrar o custo-benefício para os financiadores públicos e filantrópicos.

Newsletter

Receba nossas últimas notícias, histórias, artigos científicos e oportunidades de trabalho.

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.