A DNDi lançou, em 2015, acesso ao diagnóstico e tratamento da doença de Chagas, em colaboração com parceiros locais, regionais e nacionais e por meio de projetos-piloto em vários países endêmicos.
Em agosto de 2017, os esforços receberam um impulso considerável quando a companhia farmacêutica Insud, com apoio da DNDi, obteve prioridade de avaliação por ter registrado o benznidazol para o tratamento da doença de Chagas junto à FDA dos EUA.
A estratégia foi implementada primeiro na Colômbia, em colaboração com o Ministério da Saúde e Proteção Social colombiano, tendo por alvo uma área onde a doença de Chagas é fortemente endêmica. Esta abordagem, voltada para o paciente, envolve a capacitação do pessoal de saúde, a simplificação e aceleração do procedimento de diagnóstico e a descentralização do tratamento, assegurando a sua disponibilização perto de onde os pacientes vivem. Nas duas comunidades onde o piloto foi implementado pela inicialmente, 384 pessoas foram testas para a doença de Chagas no primeiro ano, um número dez vezes mais alto do que no ano anterior. O tempo de espera para a confirmação do diagnóstico foi reduzido de uma média de 364 dias para apenas 17, tendo sido observado um aumento de quatro vezes no número de pacientes que iniciam o tratamento etiológico. Em 2018, o projeto colombiano foi expandido para outras comunidades.
A experiência positiva e os resultados promissores do projeto colombiano levaram ao desenvolvimento de um projeto colaborativo nos EUA centrado na promoção da pesquisa em saúde pública sobre a doença de Chagas, incluindo o primeiro estudo de larga escala sobre a prevalência em uma grande cidade americana, realizado em 2017.
Foram lançados outros projetos seguindo mesmo modelo na Guatemala, com parceiros locais e internacionais, e no Brasil, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz. Foram realizados seminários em Jutiapa, na Guatemala, no Rio de Janeiro e em Recife para identificar as principais barreiras e desenvolver ações que possam fortalecer o controle da doença e o acesso ao tratamento.