MEDELLÍN – 30 de novembro de 2022 – A DNDi (Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas) e o Pecet (Programa de Estudo e Controle de Doenças Tropicais da Universidade de Antioquia, na Colômbia) formalizaram a parceria entre as duas instituições para continuar o trabalho em prol de pessoas que sofrem de doenças negligenciadas.
Com a assinatura de um memorando de entendimento nesta quarta-feira, 30 de novembro, no âmbito do XVIII Congresso Colombiano de Parasitologia e Medicina Tropical, ambas as partes visam fortalecer seu relacionamento para continuar explorando oportunidades de colaboração em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no campo de doenças tropicais e virais negligenciadas, até 2027.
As atividades desse convênio estão enquadradas em quatro temas específicos: desenvolver fármacos para doenças virais; desenvolver medicamentos para doenças tropicais negligenciadas; melhorar o acesso de populações negligenciadas a medicamentos; e fortalecer capacidades na América Latina.
“Esta colaboração é prioritária e necessária porque, além de reforçar a colaboração Sul-Sul para o desenvolvimento de novos produtos na América Latina, está orientada pelas necessidades das populações mais vulneráveis que sofrem com o acesso precário a diagnóstico e tratamento para doenças negligenciadas”, afirmou Sergio Sosa-Estani, diretor executivo da DNDi América Latina.
“A DNDi é uma organização sem fins lucrativos que hoje lidera a solução de acesso a diagnóstico e tratamento para doenças negligenciadas no mundo. Essa tarefa é realizada em conjunto com a OMS e grandes empresas farmacêuticas, mas também com centros de pesquisa localizados em diferentes países. Embora venhamos trabalhando de forma colaborativa há anos, com este memorando de entendimento, o Pecet entra oficialmente no portfólio da DNDi como um parceiro para trabalhar temas de interesse. Todos esses temas têm o objetivo de melhorar o acesso a diagnóstico e tratamento de doenças tropicais negligenciadas, fechando lacunas para permitir o controle ou a eliminação de muitas dessas doenças que afetam bilhões de pessoas no mundo, a maioria habitantes de países em desenvolvimento. Esses objetivos e propósitos da DNDi são os mesmos que temos no Pecet”, disse Sara María Robledo, diretora do Pecet.
A assinatura do documento evidencia a compatibilidade da missão de ambas as instituições e o compromisso comum de desenvolver novos tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para pessoas que sofrem de doenças negligenciadas e, assim, garantir o acesso equitativo a esses tratamentos.
Sobre a DNDi
A Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) é uma organização sem fins lucrativos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) voltada para as necessidades dos pacientes. Juntamente com seus parceiros, a iniciativa desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para milhões de pessoas afetadas por doenças tropicais virais e negligenciadas. Algumas dessas doenças que afetam desproporcionalmente comunidades que já são vulneráveis e negligenciadas são doença de Chagas, leishmaniose, doença do sono, HIV pediátrico, hepatite C, filariose e micetoma. Até 2028, a DNDi tem o objetivo de oferecer um total de 25 novos tratamentos nos seus primeiros 25 anos de existência.
Assessoria de imprensa
DNDi
Marcela Dobarro (América Latina)
mdobarro@dndi.org
+55 21 981149429