Abordagem de ciência aberta resulta em candidato promissor em fase pré-clínica para antiviral de amplo espectro contra coronavírus

Abordagem de ciência aberta resulta em candidato promissor em fase pré-clínica para antiviral de amplo espectro contra coronavírus

ASAP-0017445 está sendo desenvolvido para ser um tratamento genérico, acessível globalmente e pronto para futuras pandemias de coronavírus.

Após uma revisão independente de especialistas, o antiviral pan-coronavírus de amplo espectro ASAP-0017445 foi formalmente nomeado como candidato a medicamento em fase pré-clínica pela organização de pesquisa médica sem fins lucrativos Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi).

O ASAP-0017445 é o primeiro antiviral contra coronavírus desenvolvido por meio de ciência aberta e crowdsourcing, e o primeiro com origem em inteligência artificial (IA).

Trata-se de um inibidor de protease principal que demonstrou atividade promissora contra o SARS-CoV-2 e outros vírus da mesma família, incluindo vírus com potencial pandêmico, como o MERS-CoV – daí sua qualificação como “amplo espectro”. O composto foi projetado e desenvolvido pela iniciativa de pesquisa em ciência aberta COVID Moonshot e por sua organização-irmã, o consórcio ASAP (Structure-enabled Antiviral Platform), movido por IA.

“Nosso objetivo é entregar um antiviral eficaz e acessível que esteja disponível para todos quando a próxima pandemia de coronavírus surgir”, afirmou Annette von Delft, chefe da área de Anti-Infecciosos no Centre of Medicines Discovery do Nuffield Department of Medicine da Universidade de Oxford, e parceira da iniciativa Moonshot.

“Os antivirais mostraram ser extremamente eficazes na redução do risco de hospitalização e mortes durante a pandemia de COVID-19, mas houve sérios problemas de acesso a esses medicamentos em países de baixa e média renda. A humanidade não pode repetir os mesmos erros. Desde o início, nosso antiviral foi desenvolvido para se tornar um genérico, para salvar o maior número possível de vidas”, acrescentou.

O próximo passo é sintetizar o candidato pré-clínico em quantidades suficientes para os testes preparatórios da Fase I de ensaios clínicos.

“O custo de desenvolver um antiviral hoje é extremamente baixo se comparado ao que podemos perder caso não estejamos preparados quando a próxima pandemia ocorrer”, afirmou Peter Sjö, chefe do Programa de Descoberta de Medicamentos da DNDi.

“Fundamentalmente, há uma falta de antivirais potentes e de amplo espectro contra coronavírus prontos para serem utilizados em uma futura pandemia. Aqui temos um agente promissor: ele está quase pronto para ser testado em humanos, é livre de royalties e pode se tornar um tratamento genérico. Estamos convocando potenciais doadores a se juntar e apoiar o desenvolvimento clínico de medicamentos para proteger as pessoas de novas ameaças pandêmicas.”

A espinha dorsal da molécula ASAP-0017445 foi inicialmente projetada com a contribuição de centenas de pesquisadores em todo o mundo que, nos primeiros dias da pandemia de COVID-19, se uniram espontaneamente para desenvolver um antiviral novo, acessível e disponível globalmente. Eles enviaram mais de 18.000 designs de moléculas capazes de inibir a protease principal do SARS-CoV-2 – em um esforço colaborativo massivo de descoberta de medicamentos em ciência aberta, conhecido como COVID Moonshot. A molécula foi posteriormente otimizada por parceiros do consórcio ASAP.

A estrutura do ASAP-0017445 foi divulgada publicamente em março de 2025. Todos os dados gerados durante seu desenvolvimento, incluindo informações estruturais de mais de 2.000 compostos submetidos durante a fase de crowdsourcing, estão disponíveis publicamente. Outros pesquisadores podem se basear nesse conjunto de dados sem precedentes para suas próprias pesquisas em descoberta de medicamentos.

O ASAP-0017445 é uma das moléculas mais avançadas do programa Antiviral Drug Discovery (AViDD) Centers for Pathogens of Pandemic Concern, financiado entre 2022 e 2025 pelo National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos.

Os parceiros do consórcio ASAP incluem o Memorial Sloan Kettering Cancer Center (EUA), Mount Sinai (EUA), Enamine (Ucrânia), MedChemica (Reino Unido), Diamond Light Source (Reino Unido), Weizmann Institute (Israel), PostEra (EUA) e a DNDi.

O NIH financiou o trabalho de otimização que possibilitou a identificação desse candidato. A Wellcome apoiou o desenvolvimento pré-clínico inicial.

Sobre a DNDi

A Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi) é uma organização de pesquisa médica sem fins lucrativos que descobre, desenvolve e disponibiliza tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para populações negligenciadas. A DNDi está desenvolvendo medicamentos para doença do sono, leishmaniose, doença de Chagas, oncocercose (cegueira dos rios), micetoma, dengue, HIV pediátrico, meningite criptocócica e hepatite C. Suas prioridades de pesquisa incluem saúde infantil; equidade de gênero e P&D com perspectiva de gênero; e doenças impactadas pelas mudanças climáticas. Desde sua criação em 2003, a DNDi já colaborou com parceiros públicos e privados em todo o mundo para entregar 13 novos tratamentos para seis doenças fatais, salvando milhões de vidas. Saiba mais em dndi.org

Sobre o Nuffield Department of Medicine

O Centre of Medicines Discovery é uma unidade de prestígio dentro do Nuffield Department of Medicine (NDM) da Universidade de Oxford. O NDM é o maior departamento de medicina da Europa, reconhecido por sua excelência em diversas disciplinas clínicas, incluindo medicina tropical e geral, doenças infecciosas, câncer, imunologia, gastroenterologia, pneumologia, nefrologia e vacinologia. Nos últimos 50 anos, o NDM tem sido pioneiro no uso de genética, biologia estrutural e celular para entender a suscetibilidade a doenças humanas, mantendo o foco na medicina clínica. O NDM conta com mais de 1.200 colaboradores no Reino Unido e 2.000 no exterior, com mais de 20 institutos, centros e unidades de pesquisa em Oxford, bem como no Quênia, Tailândia, Vietnã e outros países. Mais informações em ndm.ox.ac.uk

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International license.