DNDi recebe o Prêmio Hideyo Noguchi África 2025 do Japão por seu trabalho no desenvolvimento de novos tratamentos para doenças negligenciadas na África

DNDi recebe o Prêmio Hideyo Noguchi África 2025 do Japão por seu trabalho no desenvolvimento de novos tratamentos para doenças negligenciadas na África

A organização global sem fins lucrativos de pesquisa médica Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi) foi laureada com a quinta edição do Prêmio Hideyo Noguchi África, na categoria serviços médicos. A cerimônia realizada em Tóquio, contou com a presença de Suas Majestades o Imperador e a Imperatriz do Japão e presidida por Shigeru Ishiba, Primeiro-Ministro do Japão.

O Prêmio é concedido a cada três anos. Foi instituído pelo Governo do Japão em homenagem ao cientista médico Dr. Hideyo Noguchi (1876-1928), que dedicou sua vida à pesquisa bacteriológica e faleceu durante estudos sobre febre amarela na África. A DNDi está sendo reconhecida por seu trabalho no desenvolvimento e fornecimento de novos tratamentos para doenças negligenciadas, especialmente a tripanossomíase africana humana, também conhecida como doença do sono.

“Ao trabalhar incansavelmente para encontrar medicamentos contra doenças infecciosas devastadoras – perdendo até mesmo a própria vida nesse processo – o Dr. Hideyo Noguchi deixou um exemplo brilhante que humildemente buscamos seguir e celebrar”, afirmou o Dr. Luis Pizarro, diretor executivo da DNDi, em seu discurso na cerimônia. “Quase cem anos após sua morte, muitas dessas doenças ainda são negligenciadas. É por isso que fomos criados há 22 anos: para levar a melhor inovação médica aos pacientes mais negligenciados.”

O Dr. Pizarro agradeceu ao Comitê do Prêmio e ao Governo do Japão, e destacou que muitas das principais parcerias da DNDi são com universidades e empresas farmacêuticas japonesas. “Juntos, vocês nos dão esperança de que as doenças negligenciadas mortais possam ser eliminadas por completo, aproximando-nos todos os dias do sonho do Dr. Noguchi”, concluiu.

Desde sua criação, em 2003, a DNDi desenvolveu e disponibilizou 13 novos tratamentos para doenças negligenciadas, como leishmaniose e doença de Chagas, incluindo o primeiro tratamento oral para a doença do sono, enfermidade negligenciada mortal endêmica na África.

“Essas conquistas só são possíveis graças ao compromisso de nossos parceiros na academia, na indústria, entre doadores e governos. Isso demonstra, de fato, o poder da ciência e da solidariedade global”, disse Daisuke Imoto, Diretor da DNDi Japão e de Desenvolvimento de Negócios. “Esses valores, tão caros ao Dr. Noguchi, são especialmente vitais hoje, em um momento em que a infraestrutura de saúde global é fragilizada por cortes massivos na ajuda internacional e a confiança na ciência é constantemente desafiada.”

O outro laureado da quinta edição do Prêmio Hideyo Noguchi África, na categoria pesquisa médica, é o Dr. Abdoulaye Djimdé, da República do Mali, por suas contribuições ao tratamento e controle da malária. Laureados anteriores incluem o Dr. Jean-Jacques Muyembe-Tamfum, da RDC; a Profª Miriam K. Were, do Quênia; o Prof. Peter Piot, da Bélgica; os Drs. Salim S. Abdool Karim e Quarraisha Abdool Karim, da África do Sul; e o Programa de Erradicação da Dracunculíase do Carter Center.

“Gostaria de agradecer especialmente ao Comitê e ao Governo do Japão por esta oportunidade única de dar visibilidade aos milhões de pessoas afetadas por doenças tropicais negligenciadas, especialmente no continente africano. Esses pacientes não podem ser esquecidos”, declarou o Dr. Wilfried Kalonji Mutombo, Chefe de Operações Clínicas da DNDi na República Democrática do Congo, que esteve em Tóquio para representar a DNDi na cerimônia de premiação.

“As doenças negligenciadas causam dor, incapacidade, estigma e, muitas vezes, morte. Precisamos urgentemente de melhores medicamentos para nossos pacientes – e, para isso, precisamos de inovação médica. Devemos garantir que a pesquisa continue recebendo o apoio necessário, mesmo no atual contexto da saúde global”, acrescentou.

O Prêmio Hideyo Noguchi África coincide com a Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento da África (TICAD), realizada a cada três anos, alternadamente na África e no Japão. O Prêmio é acompanhado de uma citação, uma medalha e 100 milhões de ienes.

Sobre a Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi)

A Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi) é uma organização sem fins lucrativos de pesquisa médica que descobre, desenvolve e disponibiliza tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para pessoas negligenciadas. A DNDi desenvolve medicamentos para doença do sono, leishmaniose, doença de Chagas, oncocercose, micetoma, dengue, HIV pediátrico, HIV avançado, meningite criptocócica e hepatite C. Suas prioridades de pesquisa incluem saúde infantil, equidade de gênero e P&D com perspectiva de gênero, além de doenças impactadas pelas mudanças climáticas. Desde sua criação, em 2003, a DNDi se uniu a parceiros públicos e privados em todo o mundo para entregar 13 novos tratamentos, salvando milhões de vidas.dndi.org

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International license.