Autoridades globais e pesquisadores se reuniram nesta quarta-feira (26/11), em Brasília, no seminário Cooperação do Sul Global na busca por tratamentos para a dengue. Organizado pela Aliança Dengue com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e do Ministério da Saúde (MS), o encontro debateu a importância da colaboração para acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de novas ferramentas contra a doença. A Fiocruz, a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e os institutos de saúde e de pesquisa da Malásia, Índia e Tailândia compõem a Aliança Dengue e estiveram presentes na reunião.
A abertura tratou dos Compromisso político pelo enfrentamento da dengue e teve a participação do vice-presidente adjunto de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Nascimento. “O Brasil tem uma longa tradição na cooperação técnico-científica para o enfrentamento de arboviroses. A resposta brasileira combina vigilância, ciência e inovação e a Fiocruz surge e atua nessa lógica de uma ciência orientada para responder aos problemas de saúde pública do Brasil, como a dengue”, pontuou ele.
Leia a reportagem aqui
Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!
Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.
Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International license.
© 2025 - DNDi América Latina