eNews América Latina – Outubro, 2025

eNews América Latina – Outubro, 2025

Leia a newsletter completa: E-News América Latina: Informativo Chagas, MedTrop e outros


Informativo Chagas: nova edição apresenta avanços para o tratamento da doença na América Latina

A edição de 2025 do Informativo Plataforma de Pesquisa Clínica em Doença de Chagas aborda os principais desafios e avanços no enfrentamento da doença, que ainda afeta cerca de 6 milhões de pessoas no mundo. O boletim apresenta também experiências de sucesso na Colômbia e Bolívia, além de novas perspectivas em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. Os artigos destacam a necessidade de ampliar o diagnóstico e o tratamento, fortalecer a atenção primária e o controle vetorial, e combater a transmissão congênita.

Leia o Informativo

DNDi cria comitê consultivo comunitário para América Latina

O comitê é composto por profissionais de saúde e pessoas afetadas por doenças negligenciadas, como Chagas, hanseníase, dengue e leishmaniose, na América Latina. O grupo tem por objetivo colaborar com a DNDi para tornar o desenvolvimento de novos tratamentos mais próximo das necessidades reais dos pacientes. Eles serão responsáveis por auxiliar na revisão de documentos de pesquisa e influenciar ensaios clínicos fortalecendo práticas que envolvam as comunidades desde o início.

Saiba mais sobre o comitê

1º antiviral contra coronavírus desenvolvido por meio de ciência aberta vira candidato a medicamento em fase pré-clínica

O antiviral ASAP-0017445, desenvolvido por meio de ciência aberta e com uso de inteligência artificial, foi aprovado como candidato promissor em fase pré-clínica para combater diferentes tipos de coronavírus. O composto foi desenvolvido pela iniciativa de pesquisa COVID Moonshot e por sua organização-irmã, o consórcio ASAP, da qual a DNDi faz parte. O objetivo do projeto é entregar um antiviral eficaz, acessível e livre de royalties, pronto para ser usado em futuras pandemias.

Saiba mais sobre o antiviral

Confira a participação da DNDi no Medtrop 2025

A DNDi estará presente no 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, o MedTrop 2025, que ocorre entre os dias 2 e 5 de novembro, em João Pessoa, Paraíba. Nossos especialistas participarão de mesas com temas sobre doença de Chagas, crise climática, regulamentação de pesquisas clínicas, e inovação em saúde. A DNDi também compartilhará um estande com Médicos Sem Fronteiras na área do expositor.

Confira a nossa agenda de participação

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International license.