Novos medicamentos que podem tratar a tuberculose serão testados contra outras doenças negligenciadas
[Nova Iorque, Estados Unidos, e Genebra, Suíça – 07 de julho, 2010]
A Aliança para o Desenvolvimento de Medicamentos contra a Tuberculose (TB Alliance) e a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês) anunciaram hoje o primeiro acordo sem royalties firmado entre duas organizações sem fins lucrativos que trabalham para o desenvolvimento de medicamentos. A TB Alliance cedeu à DNDi os direitos de desenvolver remédios usando uma classe de compostos potencialmente anti-TB, também promissores no tratamento de outras doenças negligenciadas. Este acordo histórico evidencia a eficiência e a sinergia do modelo das parcerias para desenvolvimento de produtos (PDPs), e como investir em PDPs produz uma robusta e diversa linha de produção de ferramentas para tratar doenças negligenciadas.
PDPs (Parcerias para o Desenvolvimento de Produtos) constroem parcerias entre os setores público, privado, acadêmico, e filantrópico, para promover o desenvolvimento de novos tratamentos clínicos, vacinas e diagnósticos para mercados cujas necessidades não são atendidas. A TB Alliance é uma PDP sem fins lucrativos em busca de curas melhores e mais rápidas para a tuberculose. A DNDi é uma PDP sem fins lucrativos que trabalha nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de novos tratamentos para doenças negligenciadas, em especial, doença do sono, leishmaniose e doença de Chagas.
“Desenvolver medicamentos para combater doenças negligenciadas é garantir aos mais pobres do mundo um dos mais fundamentais direitos humanos – a saúde.”, disse a médica Mel Spigelman, presidente e CEO da TB Alliance. “Por priorizar o paciente, nosso mandato nos força a compartilhar esses compostos com outros que trabalham para desenvolver medicamentos para doenças que, assim como a tuberculose, atingem muitas das populações mais vulneráveis do mundo. Ficamos felizes em unir forças com a DNDi e consideramos este acordo uma comprovação da força e da eficiência das PDPs.”.
Através do acordo, a TB Alliance cedeu à DNDi os direitos de desenvolver uma série de compostos da classe nitroimidazol para uso contra a leishmaniose visceral, a doença do sono e o mal de Chagas, entre outras. A TB Alliance também vai compartilhar sua experiência científica e conhecimento específico da classe de medicamentos, adquiridos através do trabalho constante com estes compostos. A série de compostos previstas por este acordo está sendo desenvolvida pela TB Alliance devido ao seu potencial de gerar novos candidatos a medicamentos para TB. O nitroimidazol PA-824, já em Fase II de testagem, é um dos candidatos mais avançados e promissores.
“Esse acordo mostra o poder colaborativo e a eficiência de organizações como a DNDi e a TB Alliance, e os benefícios dessas estratégias no âmbito da P&D para doenças negligenciadas.”, disse Bernard Pécoul, Diretor executivo da DNDi. “O modelo sem fins lucrativos demonstra que existem formas inovadoras de compartilhar conhecimento, para evitar esforços dobrados em pesquisas, e, assim, reduzir custos e acelerar o processo da P&D, para o benefício dos pacientes.”.
A classe nitroimidazol de medicamentos é eficaz contra um largo espectro de bactérias, protozoários e, ocasionalmente, vermes parasitários causadores de doenças negligenciadas. A TB Alliance construiu uma biblioteca de nitroimidazois, com o objetivo de desenvolver a classe para o tratamento da tuberculose. Agora, para promover avanços mais rápidos e significativos na saúde global, o grupo buscou estabelecer um acordo que permitisse que a DNDi investigasse, de forma mais detalhada, as potencialidades dos compostos no tratamento de outras doenças negligenciadas.
Este acordo entre PDPs servirá para potencializar os benefícios dos investimentos da comunidade global da saúde em pesquisa e desenvolvimento, e pode abrir caminho para colaborações futuras. Devido aos mais de 140 programas ativos, entre as 18 maiores PDPs da área da saúde, podem emergir novas oportunidades de promover a inovação cruzando plataformas de doenças distintas, acelerando o progresso na área. Para o próximo ano, a Fundação Bill & Melinda Gates cedeu à DNDi US$1.5 milhão para conduzir avaliações pré-clínicas de compostos da classe nitroimidazol especificamente para leishmaniose visceral.
***
Sobre as Parcerias para o Desenvolvimento de Produtos (PDPs)
Uma PDP é uma organização sem fins lucrativos que firma parcerias entre os setores público, privado, acadêmico e filantrópico para promover o desenvolvimento de novos produtos para mercados cujas necessidades não são atendidas. Através de esforços colaborativos e únicos, PDPs são capazes de acessar fontes de recursos diversas, e aplicar uma grande variedade de ferramentas e conhecimentos aos seus programas. PDPs concentram a gestão direta de seus projetos, embora grande parte do trabalho seja feito através de centros de pesquisa externos. Na arena da saúde global, PDPs foram estabelecidas para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias para combater a tuberculose, a AIDS, a malária, e uma grande quantidade de doenças negligenciadas. PDPs são criadas para o bem público; o acesso a seus produtos são garantidos àqueles que precisam deles.
Sobre a Aliança Global para o Desenvolvimento de Medicamentos contra a Tuberculose (TB Alliance)
A Aliança Global para o Desenvolvimento de Medicamentos contra a Tuberculose (TB Alliance) é uma parceria para o desenvolvimento de produtos, sem fins lucrativos, que trabalha para acelerar a descoberta e o desenvolvimento de novos medicamentos contra TB que: encurtem o tempo de tratamento, sejam eficazes contra variações suscetíveis e resistentes da doença, compatíveis com os anti-retrovirais utilizados por pacientes de HIV-TB e melhorar o tratamento de infecção latente.
Trabalhando com parceiros públicos e privados ao redor do mundo, a TB Alliance está liderando o desenvolvimento do portfólio de medicamentos candidatos a tratar da tuberculose mais amplo da história. A organização assumiu o compromisso de garantir que os novos tratamentos sejam acessíveis e disponíveis para aqueles que precisam deles.
A TB Alliance funciona com recursos da Fundação Bill & Melinda Gates, Irish Aid, do Ministério Holandês de Assuntos Internacionais, do Departamento de Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, e da Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional. Para mais informações sobre o desenvolvimento de medicamentos para TB e sobre a TB Alliance, visite www.tballiance.org.
Sobre a DNDi (iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas)
A iniciativa DNDi é uma parceira para o desenvolvimento de produtos sem fins lucativos que trabalha para pesquisar e desenvolver novos e melhores tratamentos para doenças negligenciadas – em especial, doença do sono, mal de Chagas, leishmaniose e malária. Com o objetivo de responder às necessidades dos pacientes destas doenças, a DNDi foi criada em 2003 pela brasileira Fundação Oswaldo Cruz, pelo Conselho Indiano de Pesquisa Médica, o Instituto de Pesquisa Médica do Quênia, o Ministério da Saúde da Malásia, o Instituto Pasteur e Médecins sans Frontières/Médicos Sem Fronteiras (MSF). A OMS/TDR age como um observador permanente. Trabalhando juntamente com a indústria, centros acadêmicos e ONGs, a DNDi possui o maior portfólio de P&D de todos os tempos sobre doenças causadas por parasitas cinetoplastidas. Desde 2007, DNDi finalizou três produtos diferentes: o ASAQ e o ASMQ, anti-maláricos em dose-fixa, e o NECT, tratamento combinado para o estágio avançado da doença do sono. Para mais informações: www.dndi.org.br.
Contatos de mídia:
TB Alliance:
Joanna Breitstein
Tel: +1 (917)-361-0683
joanna.breitstein@tballiance.org
DNDi:
Flávio Pontes
Tel: +55 21 2215-2941
fpontes@dndi.org