A Comissão Europeia anunciou hoje um investimento de 20 milhões de euros para financiar o desenvolvimento de pelo menos dois novos medicamentos contra o dengue, uma doença transmitida às pessoas pelo mosquito-tigre asiático. O objetivo é avaliar a eficácia de pelo menos dois medicamentos candidatos que tenham “potencial para se tornarem tratamentos eficazes, acessíveis e disponíveis a nível global, capazes de mitigar a gravidade da infeção (dengue) e ajudar a limitar a sua transmissão”, segundo o comunicado da Autoridade Europeia para a Preparação e Resposta a Emergências de Saúde (sigla em inglês, HERA) divulgado hoje. A HERA financiará a produção dos medicamentos, sendo que a Comissão Europeia criou a organização, em 2021, após a pandemia da Covid-19.
“Um dos medicamentos que provavelmente será testado é o novo anticorpo monoclonal (chamado Dengushield), do Serum Institute of India (fabricante de medicamentos indiano), disse a diretora da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (sigla em inglês, DNDi), organização responsável pelos testes medicinais que colabora com a Comissão Europeia, Isabela Ribeiro.
Leia a matéria
Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!
Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.
Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International license.
© 2025 - DNDi América Latina