Doenças que revelam desigualdades

Doenças que revelam desigualdades

EPSJV – Fiocruz/01/2026

“Era a Secretaria da Saúde. Veio passar um filme para os favelados ver como é que o caramujo transmite a doença anêmica. Para não usar as águas do rio. Que as larvas desenvolve-se nas águas”. O trecho foi retirado do livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus. Em seu diário, no dia 9 de junho de 1958, a autora relata que a lagoa de onde retirava água para lavar roupas era um foco da esquistossomose — infecção que ocorre quando uma pessoa entra em contato com larvas de um parasita liberadas por caramujos infectados, frequente em locais sem saneamento básico.

O cotidiano vivido por Carolina na antiga favela do Canindé, em São Paulo, persiste na vida de muitos brasileiros. Suas palavras conectam o cotidiano registrado na década de 1950 às permanências que ainda marcam a saúde pública no país. Segundo o boletim “Doenças Tropicais Negligenciadas no Brasil (2020–2023)”, do Ministério da Saúde (MS), ao longo de 14 anos de análise, entre 2010 e 2023, foram registrados quase 529 mil casos de esquistossomose no país.

O Brasil lidera, nas Américas, a prevalência de um conjunto de doenças favorecidas por um vácuo histórico de políticas sociais de diferentes ordens. Assim como a esquistossomose, essas enfermidades estão mais presentes em contextos de vida precarizados, sendo frequentes em territórios atravessados pela ausência de saneamento básico, como o acesso à água potável, coleta irregular de lixo, além da falta de moradias dignas.

Leia a reportagem

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International license.