Leia a newsletter completa: E-News América Latina: COP30, tratamentos para dengue e mais
DNDi na #COP30
Nossa equipe de advocacy e comunicação esteve em Belém para acompanhar os debates em torno do Plano de Ação em Saúde, o qual ajudamos a construir junto com as organizações CEPI, MMV e Unitaid, e as negociações focadas em saúde no âmbito da Meta Global de Adaptação. Também tivemos o prazer de marchar ao lado da sociedade civil, fortalecendo vínculos com organizações indígenas, territoriais e comunitárias. Deixamos Belém com alianças fortalecidas e um mandato claro: acelerar a inovação para doenças infecciosas sensíveis ao clima e garantir acesso equitativo a ferramentas de saúde que protejam as populações mais afetadas.
Leia o nosso comunicado
Seminário debate cooperação do Sul Global por tratamentos para dengue
O encontro, em Brasília, reuniu pesquisadores, representantes da sociedade civil e autoridades internacionais de saúde para discutir o desenvolvimento de tratamentos para a dengue. Hoje, as estratégias atuais se baseiam principalmente no controle do Aedes aegypti e no uso de vacinas recentes, cuja produção é limitada e recomendada apenas para determinados grupos etários.
Saiba mais sobre o seminário
União Europeia investe €20 milhões no desenvolvimento de medicamentos para dengue
O investimento feito pela Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias da Comissão Europeia (DG HERA), que será executado pela agência francesa de desenvolvimento Agence Française de Développement (AFD), inclui a condução de dois ensaios clínicos de fase avançada em países com alta carga de doença, incluindo o Brasil, para testar a eficácia de pelo menos dois candidatos a medicamentos.
Saiba mais
DNDi no #Medtrop2025
A DNDi participou do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop2025), realizado de 2 a 5 de novembro, em João Pessoa, Paraíba. Nossos especialistas André Siqueira, Andrea Marchiol, Diogo Galvão, Jadel Kratz e María-Jesús Pinazo integraram mesas de discussão sobre temas como doença de Chagas, as conexões entre a crise climática e arboviroses e comunicação em saúde. Na área de expositores, compartilhamos um estande com Médicos Sem Fronteiras, onde o público pôde conhecer mais sobre nossos trabalhos mais recentes.
Saiba mais
Beni: sobrevivendo a doença do sonoO nosso novo curta-metragem acompanha Célestine e seu filho de 12 anos, Béni, na cidade de Bandundu, na República Democrática do Congo. Com a vida transformada após Béni ser picado pela mosca tsé-tsé e desenvolver a doença do sono, o comportamento do menino mudou drasticamente e seus amigos se afastaram. Uma visita ao enfermeiro Jean-Pierre Yulu Kilolo revelou o diagnóstico. Após o tratamento com fexinidazol, desenvolvido pela DNDi e parceiros, Béni hoje está saudável, de volta à escola e jogando futebol com os amigos. Somos gratos a Béni e Célestine por nos permitirem contar sua história e compartilhar seu final feliz!
Assista ao filme (em inglês)