Conferência “Direito a saúde: O papel da Universidade no acesso a medicamentos essenciais”

[17 a 18 de agosto, 2010]

DNDi participa de evento coordenado pela organização Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais
A conferência intitulada “Direito a saúde: O papel da Universidade no acesso a medicamentos essenciais” ocorreu nos dias 17 e 18 de agosto, na Faculdade de Direito da USP. O evento reuniu acadêmicos de universidades brasileiras e americanas, assim como profissionais de variados âmbitos, que discutiram questões relacionadas ao acesso a medicamentos e à propriedade intelectual. A analista de projetos da DNDi Bethania Blum participou da mesa “Desafios para Países em Desenvolvimento: Doenças Negligenciadas, P&D e redução da pobreza”, na qual apresentou o trabalho desenvolvido pela iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas.

O evento ocorreu em função da vontade da organização norte-americana Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais (Universities Allied for Essential Medicines – UAEM) de se instituir no Brasil. A conferência contou com a participação da presidente do conselho diretor da UAEM, Rachel Kiddell-Monroe, e do diretor executivo da iniciativa, Ethan Guillém. No dia 12 de agosto, ambos estiveram na DNDi, no Rio de Janeiro, para apresentar o trabalho desenvolvido pela UAEM em mais de 40 universidades ao redor do mundo, mobilizando estudantes de medicina, direito, economia, saúde pública, entre outras áreas.

A Universities Allied for Essential Medicines é uma organização privada, sem fins lucrativos, que acredita que as universidades e as instituições públicas de pesquisa são atores fundamentais na luta por inovação e acesso universal a medicamentos essenciais. A UAEM orienta seus objetivos de acordo com o interesse público, lutando por mudanças nas normas de patente e licenciamento das universidades. Faz parte da missão da iniciativa fortalecer a participação universitária no acesso e na inovação de remédios, para garantir que estes cheguem à maioria da população mundial.

DSC00151

Parte dos participantes da conferência “Direito a saúde: O papel da Universidade no acesso a medicamentos essenciais”

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.