Comunidade científica, gestores, especialistas e pessoas afetadas por Chagas lançam manifesto para avançar no controle e a eliminação da doença como problema de saúde pública

Comunidade científica, gestores, especialistas e pessoas afetadas por Chagas lançam manifesto para avançar no controle e a eliminação da doença como problema de saúde pública

Em 23 de setembro de 2022, os membros da Plataforma de Investigação Clínica para a Doença de Chagas e da Coalizão Global de Chagas, presentes na X Reunião da Plataforma de Chagas em Bogotá, Colômbia, lançaram um Manifesto dirigido a governos, organizações, doadores e outros atores envolvidos na luta contra a Doença de Chagas. O documento propõe ações prioritárias e pede que se intensifiquem os esforços para alcançar o controle e a eliminação da doença de Chagas como problema de saúde pública, segundo estipulado pelo Roteiro das Doenças Negligenciadas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2030 e a Iniciativa de Eliminação de Doenças Infecciosas Negligenciadas da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), ambos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD).

O manifesto vem após profunda reflexão entre a comunidade científica, gestores de programas de saúde, especialistas e pessoas afetadas pela doença, em um esforço conjunto de atualizar os compromissos e esforços necessários a serem empreendidos nos próximos anos, em referência e substituição da Carta de Santa Cruz de 20181, servindo como um marco para guiar e acompanhar a luta contra esta doença negligenciada.

No Manifesto são estabelecidos 6 compromissos:

1. Melhora no acesso ao diagnóstico, tratamento e atenção integral para as pessoas afetadas pela doença de Chagas em todas suas dimensões, que garanta a implementação do cuidado de forma descentralizada na atenção primária de saúde; adoção de algoritmos de diagnósticos simplificados; e implementação sistemática de testagem e rastreio em mulheres de idade reprodutiva, grávidas e bebês;

2. Fomento ao investimento em pesquisa e desenvolvimento para obter novas ferramentas de diagnóstico e terapias mais seguras e simples. Isto inclui incentivar pesquisas para encontrar biomarcadores que identifiquem aquelas pessoas que terão progressão da doença afetando aos órgãos e que certifiquem de forma inequívoca a resposta terapêutica em pacientes crônicos que tenham recebido tratamento.

3. Fortalecimento da vigilância e controle da doença ampliando os sistemas de notificação obrigatória de casos de Chagas e suas complicações clínicas.

4. Reforço no acesso a ferramentas de formação e consulta aos profissionais de saúde e às pessoas afetadas.

5. Estímulo na articulação entre todos os atores, principalmente na participação das pessoas afetadas e suas associações no desenho e implementação de estratégias de controle da doença adaptadas aos contextos epidemiológicos e socioculturais das comunidades.

6. Apoio às ações de visibilidade ao redor do Dia Mundial de Chagas como uma oportunidade para mostrar os esforços empregados a nível global para reduzir seu impacto, assim como para incentivar ações de ampliação em acesso e atenção integral.

Acesse o manifesto na íntegra aqui.

Sobre a Plataforma de Investigação Clínica de Chagas: foi criada em 2009 e hoje conta com mais de 400 membros de 150 instituições e 24 países de todo mundo. É uma rede de pessoas e organizações altamente especializadas que compartilham conhecimentos de vanguarda e experiencia na busca por novas ferramentas de saúde para o combate da doença.

Sobre a Coalizão Global de Chagas: é a maior aliança colaborativa entre organizações privadas e entidades públicas com o objetivo de impulsionar o acesso a diagnóstico e tratamento para a doença. Foi criada em 2012 por organizações como DNDi, Fundação Mundo Sano, ISGlobal, Fundação CEADES, Baylor College, e outras mais de 20 entidades públicas-privadas da comunidade de saúde global.

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.