14 de fevereiro de 2025
Como uma organização internacional sem fins lucrativos que pesquisa, desenvolve e fornece tratamentos para comunidades negligenciadas, a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) expressa sua preocupação com os cortes drásticos e devastadores nos programas de saúde global e com os ataques à cooperação internacional em saúde. Os valores fundamentais que sustentam o trabalho da DNDi – solidariedade, colaboração e parceria, integridade científica e equidade – estão ameaçados.
As decisões dos Estados Unidos podem ter consequências devastadoras para regiões como a América Latina, marcadas por profundas desigualdades sociais. Muitos países latinos contam com o apoio de organismos internacionais para fortalecer seus sistemas de saúde.
No entanto, na contramão dessa realidade, algumas nações latinas, incluindo a Argentina, anunciaram a intenção de seguir o exemplo dos EUA de retirar-se da Organização Mundial de Saúde (OMS). Enfraquecer a OMS, entre outros impactos, significa reduzir a capacidade de resposta a epidemias, dificultar a distribuição de vacinas e medicamentos e comprometer avanços no combate a doenças negligenciadas.
As comunidades mais negligenciadas, vulneráveis e marginalizadas já estão sofrendo e sofrerão ainda mais o impacto dessas decisões.
Nossa preocupação mais urgente é com os milhões de pessoas em risco de perder as suas vidas devido à falta de acesso a ferramentas e serviços de saúde. Essa situação é agravada pelos cortes em programas desenvolvidos em diferentes partes do mundo para o tratamento do HIV, tuberculose, malária, e de outras doenças tropicais negligenciadas. O congelamento de financiamentos e a suspensão de ordens de trabalho também ameaçam o sustento de milhares de profissionais de saúde.
Como uma organização de pesquisa e desenvolvimento (P&D), a DNDi está apreensiva também com os riscos de efeitos adversos na saúde das pessoas que participam de ensaios clínicos e outras pesquisas que foram abruptamente interrompidas, desafiando as obrigações médicas e éticas.
Embora ainda estejamos avaliando o impacto direto sobre nossos parceiros e sobre as comunidades negligenciadas que atendemos, no curto prazo, nossos programas de P&D e os ensaios clínicos em andamento não serão afetados no geral.
Outro ponto de atenção são os efeitos dos cortes no financiamento de P&D. Ficamos alarmados ao constatar que, em vez de se mobilizarem para preencher as lacunas e reforçar a cooperação internacional, alguns países reduziram ainda mais os seus orçamentos globais para a saúde e a pesquisa – que já apresentavam uma tendência decrescente.
Agora, mais do que nunca, a DNDi reafirma seu compromisso com a equidade e a solidariedade e com a garantia de que os benefícios da pesquisa científica aberta e colaborativa sejam compartilhados de forma equitativa. Nossas ações se baseiam em parcerias equitativas que dependem de uma coalizão de pessoas dispostas a isso.
Apelamos à comunidade global de saúde e de pesquisa – todos os governos do mundo, doadores públicos e financiadores filantrópicos, e o setor privado. Juntos, temos de defender a equidade e a saúde como um direito humano fundamental. Temos de voltar a empenhar-nos na investigação sobre a saúde mundial e na prestação de serviços de saúde, em especial às populações negligenciadas, a fim de garantir que as inovações médicas que salvam vidas cheguem àqueles que mais precisam delas.
Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!
Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.
DNDi GlobalExceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.