Início do projeto

2010

Status do projeto

Concluído

Atualizado em

15 de fevereiro de 2023

Objetivo

Identificar e avaliar novos marcadores biológicos de eficácia terapêutica na doença de Chagas crônica.

Fase atual de desenvolvimento de medicamentos

Discovery
Pesquisa Translacional
Ensaios Clínicos
Registro e Acesso

Não há um teste de cura confiável que possa ser usado para monitorar em tempo hábil a eficácia do tratamento em pacientes com doença de Chagas crônica. A ausência de marcadores precoces e validados da cura serológica é um obstáculo significativo para o desenvolvimento e a aprovação regulatória de novos medicamentos.

No momento, este projeto está voltado para conscientizar as partes interessadas na doença de Chagas sobre a importância dos biomarcadores, especialmente em relação ao seu desenvolvimento e aspectos regulatórios. O ensaio MultiCruzi está sendo refinado e avaliado em adultos para se determinar a capacidade de previsão da cura de forma mais rápida do que a sorologia convencional.

A análise feita por um estudo multicêntrico conduzido pela NHEPACHA, uma rede ibero-americana de pesquisadores da doença de Chagas, mostrou que mais estudos são necessários para a identificação de ferramentas apropriadas para a avaliação precoce dos resultados terapêuticos da doença de Chagas.

Atualizações sobre o projeto

Em 2022, o principal foco experimental foi a continuidade da avaliação do ensaio multiplex MultiCruzi para utilização em contextos clínicos. As amostras clínicas (incluindo amostras com um ano de acompanhamento) de ensaios clínicos patrocinados pela DNDi com novos regimes de benznidazol e fosravuconazol foram fornecidas à InfYnity Biomarkers e à CONICET, respectivamente. A análise de amostras com o ensaio MultiCruzi depende da finalização do aumento de escala da fabricação de chips multiplex.

Depois de mais de um ano de consultas com especialistas na doença de Chagas, foi publicado em abril de 2020 um perfil de produto-alvo para um teste que determine se um paciente está curado depois do tratamento.

O desenvolvimento de um protótipo que utiliza um marcador hospedeiro (fragmento de ApoA1) e um novo anticorpo contra o parasita T. cruzi (Ab3 da InfYnity Biomarkers) foi interrompido para investigação de discrepâncias entre os resultados de plataformas diferentes.

A DNDi começou a testar o desempenho diagnóstico de um ensaio Multiplex, o MultiCruzi, que pode prever a soroconversão em crianças antes da sorologia convencional. O algoritmo continua sendo aperfeiçoado.

Como não há um teste de cura confiável que possa ser usado para monitorar a eficácia do tratamento em pacientes com a doença de Chagas crônica, a DNDi continua trabalhando para conscientizar as partes interessadas sobre a importância dos biomarcadores, especialmente em relação a seu desenvolvimento e aspectos regulatórios. A DNDi também dá apoio ao desenvolvimento, com a InfYnity Biomarkers, de um ensaio protótipo para marcadores identificados recentemente (fragmentos de Apo A1 e de Fbn, frutos de uma colaboração com a Universidade McGill). A análise de um estudo multicêntrico conduzido pela NHEPACHA, uma rede iberoamericana de pesquisadores da doença de Chagas, está sendo finalizada e será publicada em 2020.

A apresentação do projeto Chagas Clinical Data Sharing Platform (IDDO/DNDi) na sessão plenária do Encontro da Plataforma Chagas de 2018, em Santa Cruz, foi bem recebida pelos médicos. Em paralelo, continua o desenvolvimento, com a InfYnity Biomarkers, de um ensaio protótipo para marcadores identificados recentemente (fragmentos de Apo A1 e de Fbn, frutos de uma colaboração com a Universidade McGill).

A análise dos dados de um estudo da NHEPACHA está em andamento e será apresentada na 15ª Oficina sobre a Doença de Chagas, organizada pelo Institute for Global Health de Barcelona em março de 2019.

Estudos pré-clínicos iniciados em 2016 prosseguiram em 2017 para identificar e validar potenciais marcadores biológicos da resposta terapêutica em pacientes com a doença de Chagas. Além disso, por meio da rede ibero-americana NHEPACHA, a DNDi está promovendo o teste de quatro biomarcadores para avaliar a resposta ao tratamento da doença de Chagas.

Estudos pré-clínicos estão em andamento para identificar e validar potenciais marcadores biológicos da resposta terapêutica em pacientes com a doença de Chagas e que possam informar o desenvolvimento clínico. A DNDi também fomenta e incentiva testes de quatro biomarcadores para avaliação da resposta ao tratamento da doença de Chagas por intermédio da rede ibero-americana NHEPACHA.

Foi feita a análise do soro de crianças tratadas com benznidazol para avaliar a possível correlação entre a soroconversão e a presença ou ausência de marcadores biológicos. Os resultados preliminares apontam que podem ser usados na classificação da cura; os resultados dos testes confirmatórios são esperados para 2016.

Com financiamento do Wellcome Trust, a DNDi está colaborando com a Universidade da Geórgia e o Texas Biomedical Research Institute, nos Estados Unidos, em um estudo com primatas não humanos infectados naturalmente com a doença de Chagas e na fase crônica, para determinar o PCR e outros marcadores que sejam sensíveis e possam diferenciar, de maneira consistente, a cura parasitológica do fracasso do tratamento. O período de dosagem do estudo terminou em 2015 e a avaliação de acompanhamento, que levou 12 meses, foi completada em agosto do mesmo ano. A fase de imunossupressão teve início em outubro de 2015 e terminará em meados de 2016, quando será feito o PCR de amostras de sangue e tecido e a avaliação de outros biomarcadores para verificar se conseguem diferenciar a cura parasitológica do fracasso do tratamento.

A DNDi é membro da NHEPACHA, uma rede de pesquisadores criada para a avaliação a longo prazo de potenciais biomarcadores.

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.