O LXE408 é um inibidor seletivo do proteassoma pan-cinetoplastídeo, descoberto pela Novartis com apoio financeiro da Wellcome. Apresenta potente atividade antiparasitária contra todos os parasitas cinetoplastídeos testados até o momento, incluindo espécies de Leishmania que causam leishmaniose visceral (L. donovani, L. infantum) e leishmaniose cutânea (incluindo L. major e L. braziliensis), bem como espécies de Trypanosoma responsáveis pela doença de Chagas (T. cruzi) e pela tripanossomíase africana humana (T. brucei).
A eficácia, a segurança e a farmacocinética do LXE408 estão sendo avaliadas em pacientes com leishmaniose visceral em dois estudos de Fase II em andamento na Índia e na Etiópia.
Em um estudo de Fase II, randomizado, multicêntrico e com avaliação cega pelo observador, a DNDi e seus parceiros irão avaliar a segurança, a eficácia e o perfil farmacocinético de dois regimes orais de LXE408 em comparação com a miltefosina oral, utilizada como controle ativo, em pacientes com leishmaniose cutânea na região das Américas. O estudo também irá avaliar a adequação do LXE408 para uso em monoterapia no tratamento de pacientes com leishmaniose cutânea.
DNDi-LXE408-03-CL / CLXE408C12201R
Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.
Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International license.
© 2026 - DNDi América Latina