A rede Open Synthesis Network (Rede Aberta de Sínteses, OSN) é um projeto colaborativo que almeja envolver alunos de graduação e mestrado em pesquisas sobre doenças negligenciadas. Atualmente, a OSN inclui 25 instituições de todo mundo.
Os participantes da OSN já desenvolveram mais de novos 500 compostos para oito projetos da DNDi ligados a leishmaniose, doença de Chagas, micetoma e COVID-19. Todos os compostos bem-sucedidos que surjam do projeto OSN serão avaliados em mais profundidade como parte do processo de descoberta da DNDi.
“Essa parceria contribuirá para o desenvolvimento de projetos reais de pesquisa em química medicinal para doenças negligenciadas. Ao participar do projeto OSN, nossos estudantes terão oportunidade de se aprimorar na pesquisa de química medicinal e desenvolverão o interesse de trabalhar em projetos reais de descoberta de fármacos.”
Dr. Kapil Juvale, professor assistente, Instituto Narsee Monjee de Estudos de Administração, Índia
Como a Open Synthesis Network funciona
A DNDi compartilha dados sobre os compostos de seus projetos de pesquisa pertinentes com os participantes universitários, além de uma lista de novos compostos químicos que são “procurados”. Os alunos podem explorar os dados existentes, entender melhor as razões por trás do desenho de novos compostos através de discussões abertas com especialistas da DNDi e sintetizar um ou mais dos compostos “procurados” como parte do aprendizado laboratorial. Eles também podem usar esses dados para criar seus próprios compostos. A DNDi testa todos os novos compostos para verificar sua atividade antiparasitária e divulga os resultados de forma aberta com todos os participantes da OSN.
Propriedade intelectual
Todo o trabalho gerado pela OSN será publicado em tempo real e em domínio público e estará livre de propriedade intelectual.
Como participar
Por ser online, a OSN permite que a DNDi expanda esta colaboração a qualquer universidade interessada. Para fazer parte do projeto, entre em contato com Luiza Cruz: lcruz@dndi.org
Siga a OSN no X (antigo Twitter): @OpenSynth