A DNDi testa in vitro a atividade de compostos químicos contra o T. cruzi para identificar novas séries de hits que possam progredir e se tornar novos candidatos a medicamentos contra a doença de Chagas. Geralmente, coleções de compostos naturais e sintéticos são disponibilizadas por parceiros e fornecedores comerciais, e a triagem de alto rendimento é realizada em colaboração com a Universidade de Dundee e o Instituto Pasteur da Coreia.
Em 2015, a DNDi lançou o NTD Drug Discovery Booster (acelerador de descoberta de fármacos para DTNs) junto com várias companhias farmacêuticas de grande porte para complementar as colaborações bilaterais para a identificação e optimização de leads. O NTD Drug Discovery Booster esteve em atividade até 2019, quando as atividades de triagem foram suspensas e os esforços se concentraram na transição de séries de hits existentes para projetos de otimização de leads.
A continuidade do trabalho com o Instituto Pasteur da Coreia, a Universidade de Dundee e a Universidade de Nagasaki para identificar novas séries de hits ativos contra T. cruzi, utilizando sua plataforma consolidada de triagem de alta capacidade, gerou resultados promissores. Foram identificadas quatro novas coleções de compostos, tanto de origem sintética quanto de produtos naturais, e dois novos financiamentos do GHIT viabilizaram o início de colaborações de triagem com a Shionogi e o Instituto Kitasato.
A triagem de alta capacidade dos compostos da coleção BINDS/Universidade de Osaka (60 mil compostos) e da coleção de produtos naturais do Fraunhofer IME (5 mil compostos) foi concluída. Além disso, a avaliação da biblioteca de compostos MMV HGL2 foi finalizada, resultando na identificação de dez novas séries químicas promissoras.
A DNDi continuou trabalhando com o Instituto Pasteur da Coreia, a Universidade de Dundee e a Universidade de Nagasaki para identificar novas séries de hits ativos contra T. cruzi, utilizando sua plataforma consolidada de triagem de alta capacidade. Novas coleções de compostos, tanto de origem sintética quanto de produtos naturais, adquiridas de fornecedores comerciais, foram triadas para identificar compostos com características promissoras.
A DNDi manteve uma estratégia de triagem semelhante em 2022 para identificar novas séries de hits ativos contra o T. cruzi. Recentemente, a Universidade de Nagasaki adquiriu, com assistência técnica da DNDi, a capacidade de realizar uma triagem de alto rendimento para o T. cruzi. Esta capacidade adicional será usada principalmente no acesso e triagem de coleções de compostos disponibilizadas por parceiros japoneses, com ênfase em produtos naturais.
Várias coleções novas, provenientes de parceiros farmacêuticos, organizações sem fins lucrativos, parceiros de pesquisa e fornecedores comerciais foram identificadas, acessadas contratual e fisicamente, e avaliadas no Instituto Pasteur da Coréia e na Universidade de Dundee. Têm sido enfatizados compostos químicos novos, sempre que possível através da triagem de coleções de origem natural e avaliação in silico cuidadosa do conteúdo químico das bibliotecas.
Várias coleções novas provenientes de parceiros farmacêuticos e de pesquisa foram identificadas e avaliadas, e o acesso contratual e físico foi obtido. Prosseguiram as discussões com várias empresas farmacêuticas, organizações sem fins lucrativos e outras entidades com o fim de se obter acesso a novas coleções e ampliar o processo de triagens. Desde em março de 2020, a pandemia da COVID-19 atrasou de maneira significativa as atividades de quase todos os nossos parceiros responsáveis pelas triagens.
A DNDi testa a atividade de compostos químicos contra o Trypanosoma cruzi para identificar uma série de hits que possa progredir e dar origem a novos candidatos a medicamentos contra a doença de Chagas. Realizou-se a triagem de alto rendimento de compostos oriundos de coleções de compostos de produtos naturais e sintéticos de parceiros e fornecedores comerciais, e os hits identificados estão passando pelo processo de progressão.
Mais de 20 séries inéditas foram identificadas em 2017 e estão em processo de progressão.
Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.
DNDi GlobalExceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.