No final de 2004, a sanofi-aventis e a DNDi anunciaram uma parceria para desenvolver conjuntamente uma combinação de dose fixa de artesunato e amodiaquina não-patenteada e disponível para o setor público a um preço inferior a US$ 1,00 para adultos e menor que US$ 0,50 para crianças. Isso foi alcançado em 2007 com o lançamento do ASAQ Winthrop® (ASAQ), que desempenhou um papel decisivo ao incentivar todos os produtores a ACTs a buscar um nível semelhante de preços.
Sanofi-aventis compromete-se a fornecer o “ASAQ” a preços equivalentes aos de outros produtores, tendo em conta a quantidade prevista pela CHAI. No entanto, o “ASAQ” fornece vários benefícios se comparado aos medicamentos incluídos no acordo da CHAI:
• Em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), “ASAQ” é uma combinação de dose fixa que garante uma melhor adesão dos pacientes do que as apresentações em co-blister
• ASAQ requer menos comprimidos por dia do que as apresentações em co-blister: 1 comprimido por dia durante 3 dias para bebês, crianças e adolescentes, 2 comprimidos por dia durante 3 dias para os adultos (ao invés de até 4 comprimidos por dia para crianças e 8 comprimidos por dia para adultos)
• Os comprimidos de ASAQ são solúveis em água e são, portanto, adaptados às necessidades da criança
O “ASAQ” foi submetido à pré-qualificação da OMS em fevereiro de 2007 e está atualmente na fase final de revisão.
Além de fornecer medicamentos baratos, o programa de “Acesso a Medicamentos” da sanofi-aventis e a DNDi trabalham com outros parceiros para:
• elaborar um plano de farmacovigilância para fornecer, além de estudos sobre eficácia, uma visão global sobre a segurança do ASAQ;
• fornecer informações complementares e ferramentas educacionais para seus medicamentos para facilitar a prescrição adequada de medicamentos e conscientizar o público geral sobre a questão da malária.
Sanofi-aventis tem um dos pipelines mais ambiciosos para antimaláricos no meio industrial e, em conjunto com a DNDi e outros parceiros, continuam ativamente empenhados na luta mundial contra a malária.
Fonte: DNDi
Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!
Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.
DNDi GlobalExceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.