Colaboração entre Pfizer e DNDi

Colaboração entre Pfizer e DNDi facilita pesquisa de novos tratamentos para as doenças tropicais negligenciadas

[Nova Iorque (EUA), Genebra (Suíça), 18 de novembro 2009]

A Pfizer Inc e a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) assinaram um acordo para facilitar os avanços na luta contra a tripanossomíase humana africana (doença do sono), a leishmaniose visceral e a doença de Chagas, que afetam populações vulneráveis nos países em desenvolvimento. Pelo acordo, a DNDi terá acesso à biblioteca de novos compostos químicos da Pfizer, para avaliar aqueles que tenham potencial para serem transformados em novos tratamentos.

“Apesar dos progressos consideráveis observados nos últimos anos, essas doenças ainda têm um custo humano enorme e representam um prejuízo social significante para os países em desenvolvimento,” disse Dr. Manos Perros, vice-presidente e chefe de pesquisa científica em antivirais da área de P&D da Pfizer. “Estamos ampliando nosso compromisso com a luta contra as doenças tropicais unindo forças com a DNDi ao compartilhar nossa coleção de compostos químicos e nosso conhecimento e experiência relacionados a esses compostos.”

Pelo acordo, cientistas de instituições afiliadas da DNDi testarão pelo menos 150.000 compostos da biblioteca da Pfizer contra Trypanosoma brucei, Leishmania donovani e Trypanosoma cruzi, os parasitas que causam a doença do sono, a leishmaniose e a doença de Chagas respectivamente. Num processo conhecido como triagem, pesquisadores buscarão compostos que mostrem atividade contra os vários parasitas, para então formar uma base de dados para programas de descoberta de novos medicamentos destinados a estas doenças.

A triagem para a doença do sono será realizada no Instituo Eskitis para Terapias Celulares e Moleculares da Universidade de Griffith em Brisbane, Austrália, e para leishmaniose visceral e doença de Chagas, no Instituto Pasteur da Coréia. “Estamos confiantes de que recursos e experiência resultantes de parcerias público-privadas, como esta, vai aumentar significativamente as chances de sucesso na busca de novos medicamentos contra graves doenças infecciosas que afetam desproporcionalmente os mais pobres”, disse o Dr. Sam Azoulay, vice-presidente de desenvolvimento da Unidade de Negócios para Mercados Emergentes da Pfizer.

“Este acordo nos possibilita o acesso a uma biblioteca de novos compostos químicos que nunca foi explorada para as doenças causadas por parasitas cinetoplastidas. É um passo importante na direção dos objetivos da DNDi: construir um portfólio robusto, e alimentar o processo de pesquisa e desenvolvimento com novos compostos promissores,” disse o Dr. Shing Chang, diretor de P&D da DNDi.

 

***

Sobre as Doenças Negligenciadas
A leishmaniose visceral (LV), uma doença fatal se não tratada, está presente em 62 países, com 200 milhões de pessoas ameaçadas, 500.000 novos casos e 51.000 mortes por ano. As opções atuais de tratamento para a LV são limitadas já que existem inúmeras desvantagens, como o tipo de administração, toxicidade, duração e o custo do tratamento.

A tripanossomíase humana africana (THA) – também conhecida como doença do sono – é uma doença fatal, se não tratada, ameaça mais de 50 milhões de pessoas em 36 países e tem poucas opções de tratamento. A cada ano, de 50.000 a 70.000 pessoas são infectadas e 48.000 morrem . Há necessidade de medicamentos de administração oral eficazes para tratar a segunda fase da doença quando o parasita chega ao sistema nervoso central.

A doença de Chagas mata mais pessoas na América Latina, anualmente, do que outras doenças parasitárias como a malária. Mais de 8 milhões de pessoas estão infectadas e cerca de 14.000 morrem da doença a cada ano, e 100 milhões estão sob ameaça em 21 países das Américas Central e do Sul. São necessários medicamentos mais seguros, eficazes e adaptados às necessidades dos pacientes para tratar tanto a fase aguda como a fase crônica da doença de Chagas.

Pfizer Inc: Trabalhando unidos para um mundo mais saudável™
Na Pfizer, utilizamos a ciência e nossos recursos na melhora da saúde e bem estar de todas as fases da vida. Orientamos nossos esforços para estabelecer um padrão de qualidade e segurança na descoberta, desenvolvimento e produção dos medicamentos para uso humano e veterinario.Diariamente, profissionais da Pfizer trabalham nos países em desenvolvimento e em mercados emergentes em prol de bem-estar, prevenção, tratamentos e curas de doenças graves que colocam em risco a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Atentos à responsabilidade de sermos a maior empresa biofarmacêutica do mundo, também colaboramos com governos e comunidades locais apoiando e expandindo o acesso a cuidados de saúde em todo o mundo. Por mais de 150 anos a Pfizer vem trabalhando para contribuir de maneira significativa com aqueles que contam conosco. Para mais informações favor acessar: www.pfizer.com.

Sobre Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi)
A Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) é uma parceria para o desenvolvimento de produtos sem fins lucrativos que trabalha na pesquisa e desenvolvimento de novos e melhores tratamentos para doenças negligenciadas como a malária, leishmaniose, doença do sono e doença de Chagas. Com o objetivo de atender às necessidades dos pacientes que apresentam estas doenças, a DNDi foi criada em 2003 pela Fundação Oswaldo Cruz do Brasil (Fiocruz), Conselho Indiano de Pesquisa Médica, Instituto Queniano de Pesquisa Médica, Ministério da Saúde da Malásia, Instituto Pasteur e Médicos Sem Fronteiras (MSF). O Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais da OMS (OMS/TDR) atua como um observador permanente. Trabalhando em parceria com a indústria e o setor acadêmico, a DNDi tem o maior portfólio de P&D para as doenças causadas por parasitas cinetoplastidas. Desde 2007, DNDi já disponibilizou três produtos: duas combinações em dose fixa para a malária (ASMQ e ASAQ) e uma combinação para a fase avançada da doença do sono, o NECT (nifurtimox-eflornitina). Para mais informação acesse www.dndi.org.br ou www.dndi.org

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.