De acordo com a OMS, o NECT pode agora ser usado em pacientes e irá proporcionar uma oportunidade de melhorar o gerenciamento dos casos de doença do sono. A OMS já se preparou para a chegada dessa nova oportunidade terapêutica e irá trabalhar para garantir que os pacientes tenham acesso ao NECT, levando treinamento apropriado e abastecendo os países endêmicos com os medicamentos e os equipamentos necessários.
NECT, uma co-administração programada de nifurtimox oral e eflornitina intravenosa, está sendo disponibilizado através de doações à OMS pela Sanofi-aventis de eflornitina e pela Bayer de nifurtimox. Um rigoroso estudo de Fase III, realizado ao longo de 5 anos, comparando o NECT com a eflornitina usada sozinha foi recentemente finalizado através de uma parceria incluindo Epicentre, MSF, DNDi, o Instituto Tropical Suíço, e os programas nacionais de controle de doença do sono da República do Congo e da República Democrática do Congo.
“Esse estudo foi construído sobre estudos passados da Epicentre e da MSF que identificaram essa particular combinação de medicamentos como uma terapia promissora. O estudo proporcionou algumas das evidencias mais fortes da doença de sono até hoje, e tem demonstrado que o NECT é a melhor opção de tratamento para doença do sono no estágio avançado, em comparação com os dois tratamentos atuais que ou são tóxicos ou difíceis de serem administrados”, afirmou Emmanuel Baron, Diretor da Epicentre.
Vantagens do NECT O NECT possui muitas vantagens em relação aos tratamentos atuais. Ele irá reduzir a duração do tratamento de 14 para 10 dias, o que encoraja mais pessoas a usarem o medicamento e gera maior capacidade de tratamento em áreas e centros de saúde pouco equipados. Além disso, o NECT aumenta a efetividade do tratamento, considerando que o novo kit contém medicação suficiente para 4 ao invés de 2 tratamentos completos, e também que a nova combinação do tratamento deve prevenir o desenvolvimento de resistência aos medicamentos.
“O NECT é fundamental nos nossos esforços para atender as necessidades dos pacientes negligenciados que sofrem de uma doença fatal”, adicionou Christophe Fournier, Presidente do Conselho Internacional do MSF. “Esse tratamento melhor precisa ser introduzido com urgência para substituir a terapia mais utilizada atualmente, que mata 1 em cada 20 pacientes”
“Nós da DNDi saudamos essa decisão e o engajamento da comunidade de doença do sono, no sentido de que ressalta as melhoras e os impactos práticos que o NECT pode fazer no campo hoje em dia”, comentou Bernard Pécoul, Diretor-Executivo da DNDi. “Nenhum novo medicamento para a fase 2 da doença do sono é esperado para os próximos 5 anos, então existe uma necessidade urgente de desenvolver novos tratamentos com base nos medicamentos disponíveis atualmente, especialmente através de combinações. Entretanto, apesar da importância desse desenvolvimento, nós demos nada mais do que um passo no caminho para atender as necessidades dos pacientes de forma definitiva.”
Fexinidazol: o próximo passo Além do projeto NECT, a Sanofi-aventis e a DNDi assinaram, em 18 de Maio de 2009, um acordo para o desenvolvimento, produção, e distribuição do fexinidazol, um novo medicamento promissor para o tratamento da doença do sono. O fexinidazol entrará na fase de desenvolvimento clínico no primeiro semestre de 2009, e é o único candidato a novo medicamento em desenvolvimento clínico para doença do sono. Sob os termos do acordo, a DNDi será responsável pelo desenvolvimento pré-clínico, clínico e farmacêutico do medicamento, enquanto a Sanofi-aventis será responsável pelo desenvolvimento industrial, registro e produção. Considerando os respectivos comprometimentos para lutar contra a doença do sono, a Sanofi-aventis e a DNDi decidiram combinar os seus conhecimentos para tornar o fexinidazol disponível sob bases não-lucrativas para os pacientes que necessitam.
Fonte: Comunicação DNDi
Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!
Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.
DNDi GlobalExceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.