Artigo científico escrito pela equipe de Isabela Ribeiro é eleito o melhor de 2009 pelo BMJ
11 de março de 2010
A equipe da infectologista e pesquisadora brasileira, Isabela Ribeiro, atual Coordenadora de Projetos da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), recebeu do British Medical Journal, o prêmio pelo melhor artigo científico publicado em 2009. O artigo da equipe da brasileira concorreu com centenas de outros artigos científicos e foi publicado na revista The Lancet em fevereiro de 2009.
A pesquisa clínica relatada no artigo revela que um supositório de artesunato reduz quase a metade o número de mortes e sequelas em crianças com malaria p. falciparum, a forma mais letal da doença.
Muitas das mortes e sequelas ocorrem em função dos longos trajetos que esses pacientes têm de fazer até chegar a um posto de saúde, especialmente em países da África, Ásia e América Latina.
O supositório se mostrou eficaz na prevenção dessas mortes e sequelas, permitindo que as crianças iniciem o tratamento no caminho do hospital.
Isabela Ribeiro que foi a coordenadora desta pesquisa clínica e era a única cientista brasileira selecionada para concorrer ao prêmio.