[Buenos Aires – 16 de agosto, 2011]
A Fundação Mundo Sano, da Argentina, e a DNDi (iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas, ou Drugs for Neglected Diseases initiative, em inglês) assinaram acordo de cooperação com o objetivo de garantir às populações mais desfavorecidas da Argentina e da América Latina – expostas às doenças negligenciadas – o acesso a mais e melhores tratamentos, especialmente para a doença de Chagas e a malária. Num segundo momento, as duas organizações pretendem avançar com novas iniciativas relacionadas a outras doenças como a leishmaniose.
A Dra. Silvia Gold, Presidente da Mundo Sano, e Eric Stobbaerts, Diretor Executivo da DNDi América Latina, assinaram a parceria a fim de otimizar seus recursos e esforços para promover a inovação e garantir o acesso de todos os medicamentos existentes às populações afetadas por essas doenças.
“Esta parceria com a DNDi é um novo desafio para a fundação Mundo Sano uma vez que representa um primeiro passo para a ampliação do nosso universo de intervenção. Desde 1993, Mundo Sano pesquisa, desenvolve e implementa programas de prevenção e controle nas áreas mais afetadas. Graças a este acordo, a DNDi vai oferecer sua expertise em inovação e desenvolvimento de novos fármacos e será uma aliada estratégica para ampliar o acesso das pessoas com menos oportunidades aos tratamentos existentes “, disse a Dra. Silvia Gold, após assinatura do acordo.
“Este é um marco importante para a expansão das nossas atividades de P&D na Argentina e na América Latina. Acreditamos que, com o apoio da Mundo Sano e com a qualidade das instituições de pesquisa e desenvolvimento na Argentina podemos trabalhar juntos para inovar e oferecer novos tratamentos para pacientes que sofrem de doenças negligenciadas”, disse Eric Stobbaerts, Diretor Executivo da DNDi América Latina.
***
Sobre a doença de Chagas
A doença de Chagas é um problema de saúde pública principalmente nas áreas mais pobres da América Latina e do Caribe e é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi (T. cruzi), transmitido pelo inseto conhecido como barbeiro. A doença ocorre em duas fases. A primeira é a fase aguda, normalmente assintomática devido à falta de sintomas específicos como febre, mal-estar, aumento das glândulas linfáticas e alargamento do fígado que, quando ocorrem, se resolvem espontaneamente em algumas semanas. A fase crônica pode afetar o coração ou o aparelho digestivo, se não tratada. Cerca de 30% dos pacientes irão desenvolver graves complicações no coração ou no intestino que podem resultar em morte.
Sobre Mundo Sano
Mundo Sano é uma organização sem fins lucrativos que desde 1993 pesquisa e desenvolve programas de ação para prevenir a propagação das chamadas doenças negligenciadas. Por meio de cinco escritórios localizados nas áreas endêmicas mais vulneráveis da Argentina, Mundo Sano já desenvolveu mais de 40 projetos de pesquisa científica e intervenção direta para a prevenção e controle da doença de Chagas, leishmaniose, malária, dengue, parasitas intestinais e leptospirose.
Sobre a DNDi
A DNDi é uma parceria de desenvolvimento do produto (PDP), sem fins lucrativos, que trabalha para pesquisar e desenvolver novos tratamentos para as doenças negligenciadas, especialmente a tripanossomíase humana africana (doença do sono), leishmaniose, doença de Chagas, malária, HIV pediátrico e filarioses específicas. A DNDi foi criada em 2003 pela Fundação Oswaldo Cruz do Brasil, Conselho Indiano de Pesquisa Médica, Instituto Queniano de Pesquisa Médica, Ministério da Saúde da Malásia, Instituto Pasteur e Médicos Sem Fronteiras (MSF). O programa OMS/TDR age como um observador permanente. Desde 2007, a DNDi já disponibilizou quatro produtos: duas combinações em dose fixa contra a malária (ASAQ desenvolvido com a Sanofi e ASMQ desenvolvido em pareria com a Fiocruz), NECT (terapia de combinação de nifurtimox-eflornitina para a doença do sono), e SSG & PM, uma terapia de combinação para o tratamento da leishmaniose visceral na África. Para mais informações, www.dndi.org.br.