Tratamentos desenvolvidos no Brasil na LME da OMS

Dois tratamentos desenvolvidos no Brasil para doenças negligenciadas entram na Lista de Medicamentos Essenciais para Crianças da Organização Mundial de Saúde (OMS)

[Rio de Janeiro,Brasil – 12 de julho de 2013]

Resultado das pesquisas pediátricas da iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês), os tratamentos combatem doenças mortais como malária e doença de Chagas em crianças. Um terceiro medicamento, para doença do sono africana, também é agregado à lista

Esta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou a 4ª versão da Lista de Medicamentos Essenciais para Crianças (Model List of Essencial Medicines for Children – EMLc), no qual três tratamentos desenvolvidos pela iniciativa Medicamentos para doenças negligenciadas (DNDi) e seus parceiros foram incluídos. Um dos tratamentos também foi acrescentado à 18ª Lista de Medicamentos Essenciais para adultos (LME). Dos três medicamenos, dois foram desenvolvidos no Brasil, em parceria com laboratórios brasileiros.

  • A combinação em de dose fixa de artesunato-mefloquina (ASMQ FDC) foi adicionado à EMLc para o tratamento da malária em crianças, e à EML para adultos, em consonância com as diretrizes atuais de tratamento da OMS. O medicamento ASMQ FDC foi desenvolvido em parceria com Farmanguinhos/Fiocruz e lançado pela primeira vez no Brasil em 2008. Após transferência de tecnologia para a Cipla (Índia), o ASMQ FDC foi requalificado pela OMS em 2012 e registrado na Índia, Malásia e Mianmar em 2011-2013.
  • A formulação em dose pediátrica de benznidazol foi adicionada à EMLC para o tratamento da doença de Chagas (tripanossomíase americana) em crianças. Essa formulação de benznidazol, principal medicação usada no tratamento da doença de Chagas, adaptada à criança foi desenvolvida em parceria com a Lafepe (Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco), como um comprimido facilmente dissolvível, para uso oral simples e preciso em crianças. O tratamento foi registrado no Brasil em 2011.
  • A terapia combinada nifurtimox-eflornitina (NECT) foi adicionado à EMLc para o tratamento da doença do sono de fase final (tripanossomíase humana africana) em crianças. Desenvolvido em parceria com as organizações Médicos Sem Fronteiras e Epicentre, além do Instituto Suíço para Doenças Tropicais e Saúde Pública, o NECT foi lançado e acrescentado à EML para o tratamento de adultos em 2009. O NECT é a primeira nova opção de tratamento em mais de 25 anos para a doença do sono. Já foi implementado e distribuído pela OMS, com apoio de doações da Sanofi e da Bayer, por meio de programas nacionais de controle em 12 países da África Subsaariana, onde ocorrem 98% dos casos de doença do sono em estágio final, substituindo a antiga medicação, tóxica e à base de arsênico.

A iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) se dedica ao desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos para as doenças negligenciadas com um modelo que busca garantir que as novas terapias que desenvolve chegam efetivamente àqueles que precisam delas. Os desafios do plano de acesso incluem disponibilidade (produção, estimativa de demanda, aquisição e distribuição), capacidade aquisitiva dos programas nacionais e adoção de tratamentos.

“Crianças são muitas vezes as primeiras vítimas de doenças parasitárias nos países em desenvolvimento e, sendo assim, estamos muito felizes por três tratamentos pediátricos que salvam vidas, desenvolvidos para doenças negligenciadas pela DNDi e suas parcerias, tenham sido acrescentado às Listas de medicamentos essenciais da OMS”, disse o Dr. Bernard Pécoul, diretor executivo da iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês). “Isso facilitará o acesso, a rápida adoção e o uso nos países endêmicos, para garantir que beneficiem os jovens pacientes mais necessitados.”

Atualizadas a cada dois anos, as listas EML e EMLc da OMS servem como guias essenciais para informação de listas nacionais de medicamentos essenciais, bem como para aquisição e fornecimento de medicamentos e a tomada de decisões clínicas.

A inclusão dessas novas opções terapêuticas pediátricas na lista EMLc da OMS atesta as necessidades urgentes e específicas de tratamento para crianças ameaçadas por doenças negligenciadas, como a doença do sono africano e a doença de Chagas, destacando a liderança do trabalho da DNDi no desenvolvimento de produtos de benefício público na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de produtos pediátricos para doenças negligenciadas e seus pacientes.

 

***

Sobre as doenças Negligenciadas
A Organização Mundial de Saúde (OMS) lista 17 doenças tropicais negligenciadas. Afetam a vida de um bilhão de pessoas em todo o mundo e prevalecem, e muitas vezes coexistem, em áreas deixadas para trás pelo desenvolvimento socioeconômico. Moradias precárias, falta de acesso à água limpa e saneamento básico, ambientes degradados, abundância de insetos e de outros vetores, são fatores que contribuem para a persistência dessas enfermidades.

Doenças tropicais como a malária, a doença de Chagas, a doença do sono (tripanossomíase humana africana (THA), a leishmaniose visceral (LV) e a filariose linfática continuam sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Estas doenças, conhecidas como doenças negligenciadas, incapacitam ou matam milhões de pessoas e representam uma necessidade médica importante que permanece não atendida

Sobre a DNDi
A iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas, ou DNDi (Drugs for Neglected Diseases initiative), é uma organização não lucrativa para pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos tratamentos para as doenças mais negligenciadas, em especial a doença do sono (tripanossomíase humana africana), doença de Chagas, leishmaniose, filária e HIV/AIDS pediátrica. Desde a sua criação em 2003, a DNDi já produziu seis novos tratamentos: dois antimaláricos em dose fixa (ASAQ e ASMQ), terapia combinada nifurtimox-eflornitina (NECT) para doença do sono em estágio final, terapia com combinação de stibogluconato de sódio e paromomicina (SSG & PM) para leishmaniose visceral na África, um conjunto de terapias combinadas para a leishmaniose visceral na Ásia e uma formulação pediátrica do benznidazol para a doença de Chagas. A DNDi foi criada pelos Médicos Sem Fronteiras (MSF), elo Conselho Indiano de Pesquisa Médica, pelo Instituto de Pesquisa Médica do Quênia, Fundação Oswaldo Cruz do Brasil, Ministério da Saúde da Malásia e Instituto Pasteur na França, com o Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR), tendo a UNICEF, o Banco Mundial e a OMS como observadores permanentes.
www.dndi.org.br

Sobre a EML da OMS
Página principal: http://www.who.int/medicines/publications/essentialmedicines/en/
Resumo executivo, junho de 2013: http://www.who.int/selection_medicines/committees/expert/19/EC19_Executive_summary_Final_web_8Jul2013.pdf

CONTATOS DE IMPRENSA
Betina Moura
Gerente Regional de Comunicação, DNDi América Latina
Tel (fixo): +55 21 2215 2941
Tel (celular): +55 21 8122 4166
Email: bmoura@dndi.org

Mariana Abdalla
Assistente de Comunicação, DNDi América Latina
Tel (fixo): +55 21 2529 0414
Tel (celular): +55 21 8108 2466
Email: mabdalla@dndi.org.br

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.