Inovação e pesquisa translacional são temas de evento internacional sediado na USP

Representantes da academia, indústria e organizações sem fins lucrativos participam do encontro que discutirá inovação na área biomédica e biotecnológica

 

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP sedia o mini-simpósio internacional Innovation and Translational Research in Academia, no dia 28 de junho, das 9h às 12h30. O evento é realizado em parceria com a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, sigla em inglês de Drugs for Neglected Diseases Initiative e acontece no Anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi, no ICB III.

A programação do simpósio expõe um panorama da pesquisa aplicada e inovação na academia nacional e internacional, com presença de pesquisadores e de representantes de instituições e empresas da área de fármacos, vacinas e medicina personalizada. O encontro também apresenta projetos bem-sucedidos que foram desenvolvidos em ambientes acadêmicos em parceria com o setor produtivo, sobretudo na área de descoberta de fármacos.

“Queremos desenvolver novas interfaces para interação entre a academia e o setor produtivo, em um ambiente voltado à inovação e onde o melhor da academia, que é a pesquisa científica de qualidade, possa ser combinado ao melhor do setor produtivo, que neste contexto é a capacidade de traduzir qualidade científica em produtos dentro de um prazo reduzido” diz o coordenador do evento e pesquisador colaborador do ICB-USP, Lúcio Freitas-Junior.

Freitas-Junior coordena o laboratório Phenotypic Screening Platform, do ICB-USP, que recebeu financiamento da farmacêutica Eurofarma por meio do programa “Parceiros do ICB”. O espaço permitirá pesquisas com tecnologia de alta escala e será inaugurado ao final do evento, com a presença de autoridades e convidados.

A vice-presidente de Inovação da Eurofarma, Martha Penna, destaca a importância da parceria. “O desenvolvimento de fármacos é uma das principais iniciativas dentro da estratégia de inovação da Eurofarma. Acreditamos no fomento à pesquisa no país, incluindo parcerias com as maiores universidades. Queremos diminuir as barreiras entre a indústria e a academia, ampliando os centros de pesquisa e fortalecendo, cada vez mais, esse ecossistema”, declara a executiva.

 

 

 

 

O simpósio visa atrair docentes, representantes de empresas, entidades governamentais e não-governamentais que visem aproximação com a universidade para projetos da área biomédica e biotecnológica.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 26 de junho, por meio do formulário online. A programação completa pode ser acessada aqui.

Cultura de inovação

“O novo marco legal da ciência e tecnologia busca facilitar as interações entre as universidades e o setor produtivo privado. Desta forma espera-se que a pesquisa de qualidade gerada pelas universidades possa ser traduzida em aplicações que beneficiem diretamente a população brasileira”, diz o Diretor do ICB-USP, Luís Carlos Ferreira.

Outro setor de fundamental importância para fomentar a cultura de inovação nas universidades é o das instituições não-governamentais, como o DNDi. Em maio deste ano, a instituição e o ICB-USP assinaram convênio de cooperação científica, em busca de novos tratamentos eficazes, seguros e acessíveis para doenças negligenciadas. Para o pesquisador e coordenador do Lead Optimization Latin America do DNDi, Jadel Kratz, “a colaboração com o ICB-USP representa um impulso para o desenvolvimento de novas entidades químicas para o tratamento de doenças como a leishmaniose e a doença de Chagas. Parcerias que empregam estratégias abertas e integradas são cruciais”. Kratz será um dos palestrantes do evento.

Também participam do simpósio o Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo, Sylvio Canuto; a Gerente de Desenvolvimento pré-clínico da Eurofarma, Gabriela Barreiro; o presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Guimarães e o Professor Titular da Faculdade de Medicina, Jorge Kalil.

O evento conta com o apoio de GE Healthcare, Sinapse Biotecnologia, Labware, Corning BiotechRP e Branco Comunicações. O ICB III fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária, São Paulo-SP.

 

Por: Juliane Duarte, Comunicação Institucional ICB-USP.

Serviço

Evento: Mini-Symposium Innovation and Translational Research in Academia.

Data: 28 de junho, 9h às 12h30

Local: Anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi, ICB III

Inscrições: aqui

Programação: aqui

Evento gratuito. Palestras realizadas em inglês, sem tradução simultânea.

Informações: luciofreitas@usp.br

 

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.