Cristo Redentor será iluminado em apoio às doenças tropicais negligenciadas

Rio de Janeiro – 28 de janeiro de 2021 – O Cristo Redentor será iluminado neste sábado, a partir das 20:30h, nas cores laranja e roxo em apoio à iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês) e o Fórum Social para Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas (FSBEIN) para a campanha que visa dar visibilidade às doenças tropicais negligenciadas (DTN) que afetam as populações mais vulneráveis no Brasil e no mundo. O próximo sábado 30 de janeiro marca a segunda edição do World NTD Day, criado para pressionar por maiores investimentos e ações contra as DTN. Nesta mesma semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lança as diretrizes para o controle, eliminação e erradicação das doenças negligenciadas para os próximos 10 anos.

Mais de 1,7 bilhão de pessoas são afetadas por doenças como Chagas, Hanseníase, Tuberculose e leishmanioses, entre outras. São enfermidades que debilitam e desfiguram, comprometendo não só a saúde, mas também a chance de permanência na escola, ou a entrada no mercado de trabalho. Por mobilizarem pouquíssimos investimentos em pesquisa e inovação, muitas doenças tropicais negligenciadas não têm medicação ou dispõem de tratamentos antigos, caros e pouco seguros.

O World NTD Day une a Corte do Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi (Emirados Árabes), a Fundação Bill & Melinda Gates, Uniting to Combat NTDs, DNDi , e outras 300 organizações públicas e privadas, junto à sociedade civil e personalidades no mundo todo além de especialistas em saúde global e tomadores de decisão política, em uma campanha com o objetivo de pedir maior atenção, ação e investimento para o controle e eliminação destas doenças.

Nesse dia, monumentos como o Cristo Redentor (Brasil), o Coliseu de Roma (Itália) e a Muralha da China serão iluminados para celebrar o compromisso dos países com o combate às doenças tropicais negligenciadas. Para que o tema ganhe ainda mais relevância, convidamos a toda a população a demonstrar seu apoio ao World NTD Day, juntando-se a Sharon Stone, Scarlett Johansson, e outras personalidades do Brasil e do mundo para compartilhar uma foto com a sigla NTD escrita em um dos dedos da mão, acompanhada das hashtags #EndTheNeglect e #BeatNTDs na rede social de preferência. A mensagem simboliza que, a cada cinco pessoas, uma delas é afetada por alguma doença tropical negligenciada em todo o mundo.

 

 

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.