Instituto Serum da Índia faz parceria com DNDi para desenvolver tratamento para dengue

Instituto Serum da Índia faz parceria com DNDi para desenvolver tratamento para dengue

Instituto Serum da Índia assina Memorando de Entendimento (MoU) com a DNDi para oportunidades colaborativas de P&D no tratamento da dengue em países de baixa e média renda, como Brasil. A colaboração tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de um tratamento com anticorpo monoclonal eficaz e acessível contra a dengue causada por qualquer um dos quatro sorotipos do vírus, em estreita cooperação com países endêmicos, incluindo Tailândia, Malásia e Brasil. Apesar do crescente impacto da dengue, ainda não existe um medicamento específico disponível.

PUNE / GENEBRA, 13 DE JUNHO DE 2025 – O Instituto Serum da Índia (SII) Pvt. Ltd., parte do Grupo Cyrus Poonawalla e maior fabricante de vacinas do mundo, e a organização sem fins lucrativos de pesquisa médica iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para acelerar o desenvolvimento clínico de um tratamento com anticorpo monoclonal* contra a dengue que seja mais acessível e disponível para países de baixa e média renda, como Brasil.

Com essa colaboração, SII e DNDi irão desenvolver um plano de trabalho para implementar atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), novos ensaios clínicos de Fase III e ações voltadas ao acesso, além de uma estratégia conjunta para mobilizar recursos e financiamentos necessários. Também será formada uma equipe de projeto conjunta para impulsionar os ensaios clínicos, com o objetivo de registrar e disponibilizar o anticorpo monoclonal contra a dengue na Índia e em outros países endêmicos, desde que os estudos confirmem sua segurança e eficácia.

“A dengue é uma doença de rápida propagação e sensível às mudanças climáticas, tornando os medicamentos urgentemente necessários”, afirmou o Dr. André Siqueira, líder do Programa de Dengue na DNDi. “Temos orgulho de assinar essa parceria com o Instituto Serum da Índia para avançar no desenvolvimento de um tratamento acessível com anticorpo monoclonal. Essa colaboração reúne forças complementares para garantir que as pessoas mais expostas ao risco tenham acesso oportuno e equitativo a um tratamento que salva vidas”.

“A Índia registra dezenas de milhares de casos de dengue todos os anos, com surtos ocorrendo a cada dois ou três anos em diferentes estados”, afirmou a Dra. Kavita Singh, líder continental para a Ásia e diretora da DNDi no Sul da Ásia.  “O que mais preocupa é que a dengue deixou de estar confinada às regiões historicamente endêmicas e está se expandindo rapidamente para novos estados. Enfrentar essa ameaça crescente exige uma abordagem multifacetada, que inclui o fortalecimento do controle de vetores, da vigilância, da conscientização comunitária e, especialmente, o desenvolvimento de opções eficazes de tratamento e diagnóstico. A parceria da DNDi com o Instituto Serum da Índia é um passo importante nessa direção”.

“Essa colaboração com a DNDi será fundamental para avançar no desenvolvimento clínico de um anticorpo monoclonal contra a dengue no Brasil e, possivelmente, em outros países endêmicos do Sudeste Asiático, com foco em garantir que o tratamento seja acessível e esteja disponível para todos”, disse o Dr. Prasad Kulkarni, diretor executivo do Instituto Serum da Índia. “Esperamos que esse esforço tenha um impacto positivo na redução da carga da dengue e na preservação de vidas em comunidades vulneráveis.”

O SII já conduziu estudos pré-clínicos, além de estudos clínicos de Fase I e Fase II, que demonstraram que o candidato (anteriormente chamado de VIS513) é seguro e eficaz. Atualmente, o SII lidera o ensaio clínico de Fase III na Índia, com o objetivo de obter o registro do produto.

Agora, SII e DNDi unem forças para conduzir ensaios adicionais de Fase III em outros países endêmicos para a dengue, como o Brasil.

A DNDi atuará como parceira líder nesses ensaios clínicos de Fase III, sendo responsável pela coordenação, patrocínio e implementação no Brasil e, potencialmente, em outros países endêmicos do Sudeste Asiático. DNDi e SII também liderarão esforços estratégicos de articulação junto à Aliança Dengue, a atores relevantes da indústria e a formuladores de políticas públicas em países de baixa e média renda.

Para o ensaio clínico liderado pela DNDi no Brasil ou em outros países, o SII fornecerá o histórico de desenvolvimento e suporte técnico. Além disso, o SII será responsável pela fabricação, desenvolvimento e fornecimento dos anticorpos monoclonais para uso clínico. A empresa também definirá e executará a estratégia regulatória na Índia e liderará a comercialização do produto no país.

Lançada em 2022, a Aliança Dengue é uma parceria global liderada por instituições de países endêmicos para a dengue e pela DNDi, com o objetivo de desenvolver tratamentos acessíveis para a doença. A organização também contribuirá para as estratégias regulatórias e de comercialização em países de baixa e média renda, além de liderar atividades de advocacy e políticas públicas para promover o acesso equitativo.

A dengue representa uma ameaça significativa, com 3,9 bilhões de pessoas em risco, e os casos mais do que dobraram desde 2021. A doença também está se propagando para áreas não endêmicas devido às mudanças climáticas e à urbanização. Apesar de sua alta incidência e gravidade, ainda não existe um tratamento específico para a dengue. Medicamentos que possam evitar a progressão de casos leves para formas graves teriam, portanto, um papel essencial na redução da mortalidade e na prevenção da sobrecarga dos sistemas de saúde durante os surtos.

Sobre o Instituto Serum da Índia

O Instituto Serum da Índia Pvt. Ltd., parte do Grupo Cyrus Poonawalla, é líder global na fabricação de vacinas, com a missão de fornecer imunizantes acessíveis em todo o mundo. Presente em mais de 170 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e Europa, o SII é reconhecido como o maior fabricante de vacinas do mundo. Suas instalações multifuncionais em Hadapsar e Manjari, Pune — entre as maiores do setor — têm capacidade anual de produção de 4 bilhões de doses.

www.seruminstitute.com

Sobre a DNDi

A iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) é uma organização de pesquisa médica sem fins lucrativos que descobre, desenvolve e disponibiliza tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para populações negligenciadas. Fundada em 2004, a DNDi conta com um escritório regional no Brasil.

*Anticorpos monoclonais são usados no tratamento de infecções como uma alternativa potente para combater doenças para as quais ainda não existe tratamento específico, como no caso da dengue. Eles agem reduzindo a presença do agente infeccioso no organismo e impedindo a piora do quadro clínico. Apesar de atualmente serem administrados por via venosa, apresentam a vantagem de serem dose única. Há estudos em andamento para a versão subcutânea.

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.