Cúpula de Doenças Negligenciadas 2017

A recente Cúpula de DTNs (Doenças Tropicais Negligenciadas) em Genebra foi realizada para celebrar os progressos alcançados desde a Declaração de Londres de 2012, quando governos, empresas farmacêuticas e outras partes interessadas em doenças tropicais negligenciadas fixaram o objetivo ambicioso de controlar ou eliminar 10 delas até 2020.
Realmente, em muitos aspectos, o progresso alcançado é considerável. Para citar apenas duas realizações: existem agora menos de 3.000 novos casos da doença do sono, o menor número em 70 anos; e Bangladesh, Índia e Nepal conseguiram uma queda de 75% nos casos de leishmaniose visceral, pouco mais de 10.000 casos, o número mais baixo desde que a meta de eliminação foi estabelecida. Também foram anunciados novos compromissos na reunião, incluindo importantes promessas de renovação de financiamento do Reino Unido, da Bélgica e da Fundação Gates.
Como um dos 20 signatários originais da Declaração de Londres, a DNDi também tem muito a comemorar. Nosso investigador de ensaios clínicos, Dr. Wilfried Mutombo, falou na Cúpula de como as ferramentas disponíveis na luta contra a doença do sono foram revolucionariasem um período tão curto, do melarsoprol tóxico a NECT e, na medida que nossos ensaios clínicos terminam, potencialmente do NECT ao fexinidazol. A promessa de um novo tratamento totalmente oral que elimine a necessidade de hospitalização e punções lombares complexas se aproxima cada vez mais e se o fexinidazol for registrado com sucesso, poderá lançar as bases para a eliminação da doença no futuro.

Leaders in discussion at the NTD Summit © Gates Archive/Mike Kemp

Metas ambiciosas servem ao propósito claro de estimular a comunidade em torno das DTN para um objetivo compartilhado, e a Declaração de Londres conseguiu trazer novos atores para a mesa e focalizar no abandono dessas doenças. Mas o trabalho está longe de terminado, e não devemos ser levados por um sentimento de segurança ou complacência por muito celebrar a boa notícia.
As necessidades de inovação são críticas para muitas DTN – os tratamentos e diagnósticos permanecem lamentavelmente inadequados para a doença de Chagas. Mycetoma é uma doença tão negligenciada que nem sequer figurava na lista de doenças previstas para controle e eliminação. Para a leishmaniose visceral, o papel das infecções assintomáticas e PKDL não é bem compreendido, e poderia comprometer os esforços de eliminação sem uma maior compreensão de como eles podem alimentar a transmissão. Os tratamentos existentes têm limitações graves: alguns são tóxicos ou difíceis de administrar, o que representa um fardo para os sistemas de saúde e para os pacientes; Para outros, preço e acessibilidade estão seriamente em questão. Os programas de administração de medicamentos em massa para a filariose linfática e a cegueira dos rios, respaldados por doações em grande escala da indústria farmacêutica, deixam complexas questões científicas e médicas sem assistência, como as drogas existentes que não matam os vermes adultos e as pessoas co-infectadas com loa loa, que não podem ser tratadas.
É vital que a Organização Mundial da Saúde continue a demonstrar liderança técnica e política nas DTN. Mais de um bilhão de pessoas, muitas vezes as mais pobres do mundo, estão infectadas com uma doença tropical negligenciada. Apesar de nossos melhores esforços, essas doenças continuam a debilitar, desfigurar e matar. Tanto quanto avançamos, a cúpula foi também um fórum para nos lembrar que ainda não estamos no fim e que, para além dos grandes programas de doação, é necessária mais inovação na luta contra as doenças negligenciadas.

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.