Novo Roteiro Climático e Ambiental baseado em uma avaliação das emissões de referência feita pelo Acelerador de Ação Climática
3 DEZ 2023
O Conselho de Administração da DNDi aprovou um Roteiro Climático e Ambiental que inclui o corte de 50% de suas emissões globais de carbono até 2030, comparado às emissões de referência de 2019. O roteiro contém objetivos ambiciosos de redução das emissões oriundas de atividades de P&D e tratamento da DNDi, além dos escritórios e transporte.
“Em paralelo ao desenvolvimento e lançamento de novos tratamentos para doenças sensíveis ao clima, precisamos fazer a nossa parte para reduzir as emissões de carbono de nossas atividades, para não acabarmos contribuindo para a crise que estamos tentando resolver”, explica o Dr. Luis Pizarro, diretor executivo da DNDi. “Mais uma vez, os mais pobres e as populações mais vulneráveis do mundo, as mesmas comunidades afetadas pelas doenças infecciosas negligenciadas para as quais desenvolvemos tratamentos, são as que estão sentindo o maior impacto das mudanças no clima.”
As mudanças climáticas ameaçam décadas de progressos em desenvolvimento, saúde global e redução da pobreza.
De acordo com um estudo de 2022 publicado na Nature, mais da metade das doenças contagiosas, incluindo doenças Tropicais Negligenciadas (DTN), como a dengue e a leishmaniose, são agravadas pelos riscos climáticos.
A Organização Mundial da Saúde prevê pelo menos mais 250.000 mortes por ano causadas pelo calor, desnutrição, dengue, malária e outras doenças transmitidas por vetores e sensíveis ao clima entre 2030 e 2050.
Em resposta à crise global, a DNDi desenvolveu uma abordagem quádrupla ao clima, meio-ambiente e saúde:
- atender às necessidades de tratamento das populações mais vulneráveis do mundo;
- defender a inclusão de inovações e investimentos para pacientes negligenciados na resposta global às mudanças climáticas;
- reduzir a pegada de carbono de nossas atividades; e
- trabalhar com parceiros para reduzir o impacto ambiental do desenvolvimento e da fabricação de medicamentos.
Para lidar com o terceiro e quarto elementos da abordagem, a DNDi fez uma parceria com o Acelerador de Ação Climática para avaliar nossa base de emissões em 2019 e desenvolver o Roteiro Climático e Ambiental. O roteiro define os passos que devem ser dados para reduzir as emissões que controlamos, de nossos escritórios e transporte, e as emissões sobre as quais não temos controle direto, incluindo as da P&D terceirizada e atividades de acesso a tratamentos.
“Ao fazermos a parceria com o Acelerador de Ação Climática, nós nos comprometemos a ser publicamente transparentes quanto às nossas emissões de carbono e nosso progresso”, afirma Mae Shieh, diretora de desenvolvimento de negócios e coordenadora do projeto do Roteiro de Descarbonização. “À medida que trabalharmos com nossos múltiplos parceiros para encontrar soluções para reduzir emissões, compartilharemos nossas experiências e novas ferramentas que venhamos a desenvolver para implementar e monitorar o roteiro. O sucesso virá desse esforço coletivo.”
Leia mais sobre o Roteiro Climático e Ambiental da DNDi.