A MSF utiliza o Prêmio Nobel da Paz de 1999 para criar uma organização pioneira de desenvolvimento de medicamentos sem fins lucrativos

A MSF utiliza o Prêmio Nobel da Paz de 1999 para criar uma organização pioneira de desenvolvimento de medicamentos sem fins lucrativos

O Dr. James Orbinski, ex-presidente do Conselho Internacional da MSF, ao aceitar o Prêmio Nobel da Paz de 1999 em nome da Médicos Sem Fronteiras em Oslo, na Noruega, no dia 10 de dezembro de 1999.

30 Out 2023

Em 1999, a organização médica humanitária Médecins Sans Frontières (Médicos Sem Fronteiras, ou MSF) foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz “em reconhecimento do trabalho humanitário pioneiro realizado pela organização em vários continentes”. O Dr. James Orbinski, presidente do Conselho Internacional da MSF à época, recebeu o prêmio em nome da organização em Oslo, na Noruega, no dia 10 de dezembro de 1999.

“A ação humanitária é mais do que generosidade ou simplesmente caridade. Ela busca construir espaços de normalidade em meio ao que é anormal. Mais do que oferecer ajuda material, nosso objetivo é permitir que indivíduos recuperem seus direitos e dignidade como seres humanos.”

Leia o discurso completo do Dr. Orbinski na cerimônia do Prêmio Nobel

A MSF dedicou o valor do Prêmio Nobel ao combate de uma injustiça crescente: o fracasso do modelo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) farmacêutico centrado no mercado no sentido de desenvolver medicamentos seguros, acessíveis e eficazes para milhões de pacientes negligenciados. Este apoio incluiu a criação da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais – atualmente chamada “Campanha de Acesso da MSF, na qual o Dr. Bernard Pécoul, médico veterano da MSF e diretor executivo fundador da DNDi, desempenhou um papel central. Ele expressou em palavras da seguinte maneira o sentimento compartilhado pelos médicos que atuavam nas linhas de frente em todo o mundo na virada do século:

“Nossos pacientes estão morrendo, não porque suas doenças sejam incuráveis, mas porque, como consumidores, eles não constituem um mercado viável para produtos farmacêuticos.”

Dr. Bernard Pécoul

Em 2001, a MSF criou o Grupo de Trabalho de Medicamentos para Doenças Negligenciadas para explorar um novo modelo sem fins lucrativos para a P&D de medicamentos para doenças negligenciadas, unindo parceiros dos setores público e privado.

Em 2003, o Conselho Indiano de Pesquisa Médica, a Fundação Oswaldo Cruz do Brasil, o Instituto de Pesquisa Médica do Quênia, o Ministério da Saúde da Malásia e o Instituto Pasteur da França, com a participação do Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais da Organização Mundial da Saúde (OMS/TDR), se uniram à MSF para criar a DNDi.

Há 20 anos, equipes e parceiros da DNDi no mundo todo vêm trabalhando para descobrir, desenvolver e levar tratamentos para pacientes negligenciados que sejam acessíveis e de uso simples pelo paciente, e que já salvaram milhões de vidas. Com foco em doenças negligenciadas como a doença do sono, a leishmaniose, a doença de Chagas e o HIV pediátrico, demonstramos o poder da ciência aberta e da colaboração para levar a melhor ciência para os mais negligenciados.

Continuamos fiéis às nossas origens nas linhas de frente da ação médica humanitária e reafirmamos nosso compromisso com o direito de todas as pessoas à saúde, à vida e à dignidade, não importando onde vivam, que doenças tenham ou quanto dinheiro ganhem.

Créditos fotográficos: Patrick Robert

 

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.