DNDi América Latina apoia fórum de pacientes e sociedade civil em mobilização de rua no Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas

DNDi América Latina apoia fórum de pacientes e sociedade civil em mobilização de rua no Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas

Em apoio ao Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas (FSBEIN), movimento da sociedade civil que une pacientes e organizações ligadas à causa, a equipe da DNDi América Latina foi à rua neste 30 de janeiro, Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas, para participar de uma mobilização na Cinelândia, no Centro do Rio. Com o suporte da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, o evento organizado pelo FSBEIN teve distribuição de adesivos e materiais informativos, orientação ao público, uma exposição e jogos interativos e educativos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a luta contra as doenças tropicais negligenciadas (DTNs).

Tanto a diretoria executiva da DNDi América Latina quanto membros das equipes de Pesquisa Clínica, Acesso, Plataformas, Assuntos Externos e Operações estiveram na Cinelândia durante a mobilização para contribuir com o Fórum nas atividades. A ação reforça o compromisso da DNDi de ouvir as demandas de pacientes e pessoas afetadas por DTNs.

– É muito importante a articulação e o intercâmbio entre as organizações, para potencializar a luta das pessoas afetadas por doenças tropicais negligenciadas – disse Sergio Sosa-Estani, diretor executivo da DNDi América Latina.

O Dia Mundial das DTNs foi instituído em 2021 pela Assembleia Mundial da Saúde. O objetivo da data é refletir sobre o sofrimento causado por essas enfermidades, celebrar aqueles que estão empenhados a enfrentá-las e obter mais apoio para o seu controle, eliminação e erradicação. O foco é um grupo de 20 enfermidades — entre elas, doença de Chagas, hanseníase, leishmanioses e dengue —, que afetam cerca de 1,7 bilhão de pessoas no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

– Quanto maior o movimento, maior a chance de nossa mensagem chegar a mais pessoas – afirmou Suerli Costa Oscar, palestrante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

As DTNs são assim chamadas por estarem à margem do tradicional sistema de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. Por afetarem sobretudo populações vulneráveis de localidades remotas, com acesso limitado a serviços de saúde e saneamento, tais doenças não constituem um mercado lucrativo para a indústria farmacêutica. A consequência é que a maioria dos tratamentos existentes são antigos, ineficazes, tóxicos (com efeitos colaterais graves) ou inacessíveis. Para algumas dessas enfermidades, sequer há tratamento disponível.

Assim, o Dia Mundial das DTNs também visa chamar a atenção para a necessidade urgente de se descobrir e produzir métodos mais simples, seguros, eficazes e acessíveis de diagnóstico e tratamento.

Durante a mobilização de rua na Cinelândia, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) apresentou ao público uma parte do Expresso Chagas 21, exposição itinerante sobre a doença de Chagas, com circuitos educativos e jogos. O grupo RAP da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, mostrou o que é mito ou verdade sobre a hanseníase por meio de um game de perguntas e respostas. A ação ainda reuniu Médicos Sem Fronteiras (MSF), a Associação Rio Chagas, a Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais (UAEM) e o projeto CUIDACHAGAS.

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.