DNDi participa de atividades de conscientização sobre a doença de Chagas na Colômbia

DNDi participa de atividades de conscientização sobre a doença de Chagas na Colômbia

Em comemoração ao Dia Mundial da Doença de Chagas, celebrado oficialmente em 14 de abril, a Colômbia se prepara para um mês de ações voltadas à conscientização e mobilização em torno dessa doença negligenciada. A DNDi participa ativamente da programação.

Com essas iniciativas, queremos fortalecer alianças fundamentais para enfrentar a doença de Chagas na Colômbia, além de promover ações para ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento, e incentivar medidas que contribuam para interromper a transmissão congênita“, afirma Andrea Marchiol, coordenadora médica dos projetos de acesso ao diagnóstico e tratamento de Chagas da DNDi América Latina.

Um dos destaques dessa mobilização será a apresentação do novo minidocumentário da DNDi, As Crianças de Sierra, que retrata o trabalho de diagnóstico e tratamento da doença de Chagas junto ao povo indígena Wiwa. O documentário será exibido em três localidades: na terça-feira, 20 de maio, em Bogotá, em um evento organizado em parceria com o Ministério da Saúde; na quarta-feira, 21 de maio, no Hospital Eduardo Arredondo Daza, em Valledupar; e na quinta-feira, 22 de maio, na própria comunidade indígena onde foi realizado o filme.

Cada exibição será seguida de um debate com representantes da DNDi, parceiros locais e membros da comunidade Wiwa. O curta-metragem destaca um projeto inovador que integra os saberes indígenas no cuidado à doença de Chagas.

Após a projeção no Ministério, haverá uma reunião com pacientes para discutir estratégias e ferramentas que permitam que pessoas afetadas e suas famílias contribuam para melhorar o acesso ao diagnóstico e tratamento no país.

Outra iniciativa com participação da DNDi será o lançamento de recomendações nacionais para o uso de testes rápidos de diagnóstico (RDTs) para a doença de Chagas. Essa atualização normativa é resultado de uma pesquisa conduzida pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), em colaboração com a DNDi, sobre o desempenho desses testes no contexto colombiano. A medida, anunciada pelo INS, busca simplificar e ampliar o acesso ao diagnóstico oportuno — passo essencial para alcançar os objetivos da estratégia ETMI-Plus da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que inclui examinar e tratar 90% das mulheres em idade fértil e seus recém-nascidos nas Américas, entre outras metas com foco na eliminação da doença de Chagas como um problema de saúde pública.

A experiência da Colômbia pode servir de modelo para outros países endêmicos que, alinhados com a OPAS, buscam avançar no cuidado das pessoas afetadas.

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.