Dr. Mario Moreira (Fiocruz), Dr.Javid Abdelmoneim, Datuk Dr. Mahathar bin Abd Wahab, Dr. Taruna Madan e Violet Naanyu integram o Conselho Diretor da DNDi

Dr. Mario Moreira (Fiocruz), Dr.Javid Abdelmoneim, Datuk Dr. Mahathar bin Abd Wahab, Dr. Taruna Madan e Violet Naanyu integram o Conselho Diretor da DNDi

A DNDi tem o prazer de anunciar a nomeação de Dr. Mario Santos Moreira, Dr. Javid Abdelmoneim, Datuk Dr. Mahathar bin Abd Wahab, Dr. Taruna Madan e Violet Naanyu como membros do Conselho Diretor da organização.

O Conselho Diretor da DNDi é composto por seis representantes indicados por cada um dos parceiros fundadores da DNDi e por uma representante de pacientes, que representa as comunidades afetadas. O Conselho pode nomear até outros oito membros, de acordo com as competências, conhecimentos e experiências adicionais necessárias.

Dr. Mario Moreira

Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 1994, Dr. Mario Moreira é doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná, com estágio doutoral na Universidade de Coimbra, Portugal. Possui também mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e mestrado em Gestão da Tecnologia e da Inovação pela Universidade de Sussex, Reino Unido. Além disso, obteve um MBA em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Em 2017, foi nomeado Vice-Presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz. Foi eleito Presidente da Fiocruz em 2023 e posteriormente reeleito para o mandato 2025–2028.

Dr. Moreira atua como representante da Região das Américas no Conselho Diretor da Rede Pasteur; é membro do Comitê Diretor do Secretariado Internacional de Preparação para Pandemias (IPPS); presidente do Grupo Consultivo Estratégico sobre o Fortalecimento das Capacidades Regionais de Inovação e Produção de Medicamentos e Outras Tecnologias em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde; membro do Grupo Consultivo de Emergências dos Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças; presidente da Assembleia do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP); e Presidente da Rede Pasteur.

Dr. Moreira sucede no Conselho Jorge Bermudez, a quem agradecemos sinceramente por seus serviços à missão da DNDi.

Dr. Javid Abdelmoneim

Dr. Javid Abdelmoneim é um médico de medicina de emergência sudanês-iraniano, com ampla experiência tanto no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) quanto com Médicos Sem Fronteiras (MSF). Dr. Javid foi eleito Presidente Internacional do MSF em junho de 2025.

Nascido em Cambridge, Reino Unido, formou-se em medicina pelo University College London, possui um diploma da London School of Hygiene and Tropical Medicine e é Fellow do Royal College of Physicians.

Tendo ingressado no MSF em setembro de 2009 como médico de emergência em Basra, no Iraque, Dr. Javid atuou desde então em funções de coordenação médica e de programas no Haiti, Etiópia, Sudão do Sul, Síria, Chade, Ucrânia, Reino Unido, em operações de busca e resgate no Mediterrâneo, e em Serra Leoa durante a epidemia de Ebola na África Ocidental. Suas funções mais recentes no MSF foram como líder de equipe médica em Gaza, Palestina, e como líder de equipe médica em Omdurman, Sudão, até fevereiro deste ano.

Dr. Javid integrou o conselho do MSF Reino Unido a partir de maio de 2015 e foi nomeado seu presidente em 2017, cargo que ocupou até 2021.

Além de seu trabalho humanitário e clínico, Dr. Javid também é um experiente apresentador de televisão. Ele foi indicado aos prêmios Emmy e BAFTA por seu trabalho em documentários científicos e séries de entretenimento em saúde, exibidos na Netflix, BBC, HBO, Channel 4 e Al Jazeera English.

Dr. Javid sucede no Conselho o Dr. Christos Christou, ex-Presidente Internacional do MSF, a quem agradecemos sinceramente por seus serviços à missão da DNDi.

Datuk Dr. Mahathar bin Abd Wahab

Datuk Dr. Mahathar bin Abd Wahab é o atual Diretor-Geral de Saúde da Malásia, nomeado em maio de 2025. Clínico experiente e respeitado líder em

saúde, iniciou sua atuação no Ministério da Saúde em 1996 e desde então ocupou uma série de cargos seniores em níveis hospitalar e nacional. Entre eles, Chefe do Departamento de Emergência e Trauma do Hospital Kuala Lumpur (2017–2025), Chefe dos Serviços de Medicina de Emergência e Trauma e Presidente do Colégio de Médicos de Emergência da Academia de Medicina da Malásia.

Formado no Reino Unido e na Malásia, Datuk Dr. Mahathar possui Bacharelado em Ciências Médicas pela Universidade de St Andrews, Bacharelado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Manchester e Mestrado em Medicina de Emergência pela Universiti Sains Malaysia. Sua carreira é marcada por um profundo compromisso com o fortalecimento dos sistemas de atendimento de emergência, a melhoria da educação médica e o desenvolvimento de estruturas de resposta a desastres e crises.

Amplamente reconhecido por suas contribuições ao desenvolvimento da medicina de emergência na Malásia, ele tem participado ativamente da formulação de políticas nacionais, do planejamento de sistemas de trauma, do fortalecimento de capacidades e da transformação dos serviços de linha de frente. Sua dedicação à excelência lhe rendeu diversas distinções, incluindo o prestigioso título Panglima Setia DiRaja (PSD).

Atualmente, como Diretor-Geral, Datuk Dr. Mahathar continua a promover inovação, cuidado integrado e desenvolvimento da força de trabalho. Sua liderança se apoia na experiência clínica, na visão de políticas públicas e em um foco inabalável na melhoria da resiliência e da qualidade do sistema de saúde da Malásia.

Datuk Dr. Mahathar sucede no Conselho Tan Sri Dr. Noor Hisham Abdullah, a quem agradecemos sinceramente por seus serviços à missão da DNDi.

Dra. Taruna Madan

Dr. Taruna Madan é Cientista Sênior na Unidade de Estudos e Ensaios Clínicos (CSTU) do Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR), com doutorado em Farmácia pelo CSIR-IGIB e pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Délhi (atualmente DIPSAR, DPSR University). Realizou pós-doutorado com o Professor KBM Reid e o Prof. Uday Kishore, na Unidade de Imunoquímica do MRC, Universidade de Oxford, Reino Unido, e com a Dra. Raina Fichorova, no Brigham and Women’s Hospital, Harvard Medical School, EUA.

Dr. Madan é ex-presidente da Sociedade Indiana de Imunologia e recebeu diversos prêmios, incluindo a Oration ISSRF–Mridula Kamboj (2022), a Bolsa Sênior IUSSTF–WISTEMM (2018), o Prêmio Oration ACBI Mrs. e Dr. G. P. Talwar (2016), o Prêmio Jovem Cientista do CSIR (2003) e a Medalha Jovem Cientista do INSA (1998). Seu grupo conta com mais de 100 publicações revisadas por pares, com mais de 5.000 citações (índice h 35), 8 patentes concedidas, 1 produto validado por múltiplas instituições e um policy brief do ICMR na interface entre proteínas imunorreguladoras e de reconhecimento de padrões (PRRs) e a saúde humana, com foco em defesa do hospedeiro, câncer e distúrbios reprodutivos.

Dr. Madan sucede no Conselho o Dr. Rajiv Bahl, a quem agradecemos sinceramente por seus serviços à missão da DNDi.

Violet Naanyu

Violet Naanyu é Professora Associada na Universidade de Moi, em Kesses, Quênia, e Pesquisadora Visitante na Universidade Aga Khan, em Nairóbi, Quênia. Ela tem formação em sociologia, antropologia médica e bioética global.

Violet é membro eleita da Academia Africana de Ciências e integra o Grupo Técnico Consultivo da OMS em Ciências Comportamentais para uma Saúde Melhor. Ela é líder em Ciências Comportamentais e Sociais na Rede de Pesquisa AMPATH, em Eldoret, e fundadora do Núcleo de Pesquisa Qualitativa do AMPATH.

Ela é cofundadora da Focus Projects and Research Organization, em Eldoret, Quênia; membro do conselho do Centro Internacional de Saúde Reprodutiva; integrante do Conselho Científico do Irsay Institute; facilitadora do Consórcio para Formação Avançada em Pesquisa na África; e copresidente do Grupo de Interesse Especial sobre Povos Indígenas da Aliança Global para Doenças Crônicas. É membro do Comitê Científico e de Ética Nacional do Quênia, integrante do Comitê da Sociedade de Bioética do Quênia e membro de dois comitês de ética em pesquisa no país.

Violet atuou como bioeticista em seis projetos globais de pesquisa. Utilizou extensivamente abordagens qualitativas, pesquisa com engajamento comunitário e design centrado no ser humano, tendo participado de atividades de pesquisa no Quênia, Tanzânia, Uganda, Malawi, Moçambique, Gâmbia, Zâmbia, Canadá e África do Sul. Possui mais de 125 publicações revisadas por pares.

Violet atuará como Representante de Pacientes da DNDi no Conselho Diretor da organização. Ela sucede no Conselho o Dr. Alwyn Mwinga, amigo de longa data da DNDi e defensor dos direitos dos pacientes, que atuou anteriormente como Representante de Pacientes até seu falecimento em 2024.

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International license.