Em um mundo afetado por mudanças climáticas, conflitos e instabilidade econômica, sempre os mais vulneráveis acabam sofrendo mais — muitas vezes, de doenças negligenciadas para as quais não existe cura. Nosso novo filme, ‘Saindo das sombras’, é sobre três cientistas da iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), provenientes de Brasil, República Democrática do Congo e Sri Lanka. A narrativa acompanha o trabalho dos profissionais para descobrir, desenvolver e disponibilizar a cura para pacientes que há tanto têm sido negligenciados.
Filmado para celebrar o aniversário de 20 anos da DNDi, ‘Saindo das sombras’ conta a história de como nosso modelo único de parcerias para o desenvolvimento de medicamentos sem fins lucrativos tem disponibilizado novos tratamentos para salvar milhões de vidas e colocar algumas doenças, como a doença do sono, no caminho da erradicação. O filme também mostra que essas parcerias são necessárias pelos próximos 20 anos tanto para combater doenças sensíveis ao clima, como a dengue, quanto para garantir que mesmo os pacientes mais negligenciados colham os benefícios da atual revolução impulsionada pela inteligência artificial na descoberta de medicamentos.
‘Saindo das sombras’ foi filmado pela produtora cinematográfica sul-africana Scholars, com quem a DNDi produziu ‘O sonho de um médico’, que venceu a primeira edição do Festival de Cinema Saúde para Todos, da Organização Mundial da Saúde.